• Matéria: História
  • Autor: leticiasilva502
  • Perguntado 7 anos atrás

Preciso de uma redação urgente!!!
TEXTO DE APOIO I - A visão de um médico cristão ocidental

TRECHO:

Como cristão e ocidental, deixe-me tentar transmitir uma visão sobre o islamismo, a última das religiões monoteístas. Quando surgiu, em 610 d.C, Maomé não achou que estava fundando uma nova religião, mas sim trazendo a antiga religião de Abraão aos árabes. Suas primeiras mensagens não foram apocalípticas, mas sim alegres mensagens de esperança, ficando conhecida como Islã, ou seja, o ato da submissão a Deus, com a responsabilidade de criar uma sociedade justa. Assim como os profetas hebreus, ela pregava uma ética que politicamente poderia ser chamada de socialista. O Corão exige que os muçulmanos reconheçam as aspirações religiosas de outros e não julga que a revelação cancelava as mensagens e visões dos profetas anteriores. Ao contrário, acentuava a continuidade da experiência religiosa da humanidade, sem a exclusividade colocada por judeus e cristãos. Insiste que está revelando as leis essenciais da vida, e não uma nova verdade. Para eles, Abraão foi o primeiro muçulmano, e todo aquele que se submete a Deus é islâmico. É, portanto, uma religião ecumênica e universal.

No ocidente, Maomé tem sido apresentado como totalitário, impondo o islamismo pelas armas. Mas, a realidade é outra. Ele nunca obrigou alguém a converter-se à sua religião e preconizava a igualdade moral, e espiritual de sexos.

TEXTO DE APOIO III - Questões pontuais sobre o Islamismo

O QUE É O ISLÃ?
É uma religião surgida no século VII na Península Arábica, após a revelação do anjo Gabriel a Maomé - que se tornou, assim, um profeta. A Hégira (fuga de Meca para Medina) marca o surgimento do Islamismo em 622 d.C.

NO QUE CREEM?
Assim como o cristianismo e o judaísmo, o islã afirma que há um único deus. Essas três religiões compartilham, ainda, uma série de histórias, e muçulmanos também acreditam em Jesus, mas como profeta.

FONTES DO ISLÃ:
Em primeiro lugar, o Alcorão, que é seu livro sagrado. Mas a tradição islâmica surge também da "suna", que são os ensinamentos do profeta Maomé, e dos "hadiths", seus dizeres.

REGRAS E PILARES:
No Alcorão existem uma série de regras que devem ser seguidas pelos muçulmanos, elas também encontram-se reunidas na Sharia. Além disso os muçulmanos devem seguir os 5 pilares do Islamismo: proclamação da fé (Allah como único Deus e Maomé como seu profeta); cinco orações diárias; caridade; o Ramadã (período de jejum); e a Hajj (peregrinação a Meca).

TEXTO DE APOIO VI - Orientalismo - como o Ocidente criou uma imagem distorcida do Oriente (Edward Said)

No fim dos anos 1970 Edward Said, um intelectual palestino, escreveu um livro intitulado de "Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente". Nesse livro Said traz na ideia central o conceito de "orientalismo", que resumidamente seria a visão dominante do Ocidente sobre o Oriente, tendo como destaque o mundo árabe.

Ao longo de sua obra Said observa que o Ocidente, os "colonizadores", produziram literatura, textos oficiais (de governança) e textos religiosos, que produziram uma imagem do Oriente, essa imagem, segundo o autor, foi distorcida para que o Ocidente pudesse alcançar seus interesses coloniais. Assim, o Ocidente teria escondido seus reais interesses por traz da máscara do "Outro", da ameaça, da excentricidade e exoticidade do Oriente.

Em outro Livro de Edward Said (título: "Cultura e Política") há a seguinte reflexão:

"(...) o que é definido atualmente como “Islã”, tanto na Europa como nos Estados Unidos, pertence ao discurso do orientalismo, uma construção fabricada para fomentar hostilidades e antipatia contra uma parte do mundo que por acaso tem importância estratégica devido ao seu petróleo, sua proximidade ameaçadora do mundo cristão e sua formidável história de rivalidade com o Ocidente. Contudo, isso é algo muito diverso daquilo que o Islã é realmente para os muçulmanos que vivem em seus domínios. Há todo o mundo de diferenças entre o Islã na Indonésia e no Egito. (...) Nessas circunstancias, a coisa mais fácil e menos correta é dizer: isso é o mundo do Islã e veja como são todos terroristas e fundamentalistas, e veja também como eles são diferentes de nós" (SAID, 2003: 333).

PROPOSTA DA REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos de apoio e com base nos seus conhecimentos, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema "O Mundo Islâmico - desenvolvimento, influências e distorções".

Lembrete e dicas:
Não esqueça de dar um título para o seu texto, não repetindo o tema da proposta. Sua redação pode conter questões históricas, religiosas, fatos contemporâneos. Todos os argumentos serão bem vindos, desde de que você trate o assunto de maneira respeitosa e coerente. Um bom texto dissertativo-argumentativo possui uma Introdução, seguido do Desenvolvimento e por fim uma Conclusão.

TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO

Respostas

respondido por: luvarelo
5

Resposta:

perfeito. não entendi sua pergunta

Explicação:

Perguntas similares