Ao longo de sua trajetória social e histórica, o Serviço Social vem construindo sua identidade e legitimidade profissional. Esse percurso foi marcado pela necessidade de unidade e hegemonia teórica no âmbito do corpo profissional. Essa luta conteve fases contraditórias, muitas vezes se apropriando de embates no seio da sociedade capitalista. Assinale a alternativa que corresponde às dimensões que nortearam essa trajetória.
A A luta da categoria profissional ficou concentrada no Movimento Estudantil, que impulsionou a formulação de currículo mínimo nas escolas de Serviço Social
B Foram motivados pela abertura democrática e ampliação do Estado democrático de direito.
C Os assistentes sociais buscaram se vincular aos interesses da população usuária, atuando na defesa dos direitos sociais e enfrentamento das contradições de classe.
D As dimensões filosóficas e revolucionárias.
Respostas
respondido por:
2
A alternativa B está correta.
O assistente social atue na sociedade a partir da análise e prática, seguindo os modelos democráticos e de assistência.
Por existir uma forte veia conservadora nesse conceito, as pesquisas acabaram se limitando aos embasamentos teóricos passados para a atuação em sociedade.
Além disso, a retórica humanizadora também seguia os padrões conservadores, onde o rompimento dessa observação se deu apenas no final do século XX no Brasil, onde o foco da assistência social se expandiu, devido o crescimento do espaço urbano e consequentemente o aumento das desigualdades.
respondido por:
0
Resposta:
Alternativa correta é a C.
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás