A Levi Strauss costumava ter 60 fábricas de jeans nos EUA; hoje essa empresa tem contrato com 16 fornecedoras e não possui nenhuma. É difícil imaginar que as grandes manufaturas de roupas voltem para os EUA – seu trabalho é muito básico. A indústria de eletrodomésticos também transferiu a produção para fora do país, mas há uma certa tendência recente de retorno dessas atividades. A busca dos consumidores por componentes de alta tecnologia em itens de uso diário, como geladeiras e aquecedores de água, deixa a produção mais complicada; isso tornou a produção nos EUA mais atraente, não apenas porque os fabricantes agora têm de proteger a propriedade tecnológica, mas também porque os trabalhadores americanos são mais qualificados, na média, do que sua contraparte chinesa. (Adaptado de FISHMAN, C. Manufacturing in the US is making a historic comeback. The Atlantic, 15 dez. 2012. Disponível em: Acesso em 01 set. 2013.) Com base no enunciado e nos conhecimentos de geografia econômica, indique o modelo de produção industrial sob o qual se deu o processo de migração industrial dos EUA para países em desenvolvimento e apresente três fatores responsáveis por esse processo.
#UFPR
#VESTIBULAR
Respostas
respondido por:
43
As migrações das indústrias para as áreas foras da região estadunidense são principalmente motivadas pelos seguintes fatores:
1. Em países subdesenvolvidos, a mão de obra utilizada é mais barata, permitindo assim que os gastos diante de tais regiões possam ser reduzidas.
2. Nos países subdesenvolvidos, as empresas recebem subsídios fiscais para que sejam ali instaladas.
3. Nas regiões em desenvolvimento, sabe-se que a especulação imobiliária é menor, gerando menores custos às empresas.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás