• Matéria: História
  • Autor: milyteixeira696
  • Perguntado 6 anos atrás

Leia o excerto de texto escrito pelo anarquista Neno Vasco (1878-1920), na edição de Primeiro de Maio de 1914 do jornal brasileiro "A Voz do Trabalhador": "Eis a festa do 1º de Maio, isto é, a manifestação proletária que a inconsciência de uns, a astúcia e velhacaria de outros e a cumplicidade de todos reduziram em tantas partes a uma absurda ‘festa do trabalho’, como lhe chamam os burgueses complacentes. (…) Vós, só o podereis festejar quando tiverdes conquistado. E é dessa conquista que se trata, tanto no 1º de Maio como nos outros dias." (Neno Vasco. O Significado do 1º de Maio. In: A Voz do Trabalhador, Ano VII, números 53-64, 1º de maio de 1914) - . Discorra sobre o sentido original do Primeiro de Maio no final do século XIX e explique as razões da indignação expressa no texto acima.

#UFPR
#VESTIBULAR

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
7

O Primeiro de Maio, que marca o Dia do Trabalhador, lembrava as greves gerais ocorridas nos Estados Unidos em 1886, quando a classe trabalhadora saiu às ruas para exigir uma série de reformas das classes dominantes (a burguesia).

A revolta do autor se associa com a apropriação deste feriado, que é, por natureza, anti-burguês e pró-trabalhadores, pela classe burguesa, retirando dele qualquer sentido político revolucionário e o reduzindo a apenas mais um dentre tantos feriados, como se fosse a comemoração de algo, e não a lembrança da luta dos oprimidos (trabalhadores) contra os opressores (burguesia).

Perguntas similares