Sobre o romance Inocência, de Visconde de Taunay, assinale a alternativa INCORRETA. a) Nos primeiros capítulos, observa-se que o regionalismo romântico, diferente do regionalismo do romance da década de 1930, consistia em agregar peculiaridades figurativas a uma deslumbrada descrição geográfica. b) Em cada abertura de capítulo, há epígrafes de importantes nomes da literatura clássica e universal que intertextualizam a narrativa de Taunay. c) Papilio Innocentia foi o nome dado à espécime singular de borboleta encontrada por Meyer, em homenagem à filha de Pereira. d) No romance, a borboleta é metáfora significativa para representar o transtorno da personalidade da protagonista. e) A desconfiança inicial de Pereira e Manecão sobre o homem que Inocência amava recaiu sobre Meyer, por este desde o princípio ter exposto, sem reserva alguma, o seu fascínio por ela.
#UFPR
#VESTIBULAR
Respostas
respondido por:
1
A alternativa incorreta é a letra D: No romance, a borboleta é metáfora significativa para representar o transtorno da personalidade da protagonista.
O romance Inocência, de Visconde de Taunay, traz como personagem principal Inocência, moça doce e ingênua que vive com o seu pai Pereira.
A história é de um pai que quer proteger a sua filha, que ela deve sair de casa somente quando se casar. O pai quer que ela se case com Manecão.
Porém Inocência se apaixona por Cirino. O pai desconfia que o causador dos problemas era Meyer, mas estava enganado.
O transtorno da personagem não acontece devido a borboleta, mas a morte de Cirino que recebeu um tiro de Manecão quando soube que ele estava se encontrando com Inocência.
Abraços!
Perguntas similares
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás