A cultura caiçara é aqui definida como um conjunto de valores, visões de mundo, práticas cognitivas e símbolos compartidos, que orientam os indivíduos em suas relações com a natureza e com os outros membros da sociedade e que se expressam também em produtos materiais (tipo de moradia, embarcação, instrumentos de trabalho) e não materiais (linguagem, música, dança, rituais religiosos). (DIEGUES, Antonio Carlos. Natureza e cultura no estuário de Iguape-Cananéia-Paranaguá, p. 10. In: AZEVEDO, Orlando. Expedição Coração do Brasil-Paranaguá: Lagamar, Curitiba: Voar, 2012.) Com base no texto, é correto afirmar que o autor: a) destaca que o universo social da cultura caiçara é destituído de valores e práticas cognitivas mobilizadoras das ações dos indivíduos. b) afirma que a cultura caiçara serve de obstáculo à compreensão da relação entre homem e natureza nas comunidades locais. c) revela que os produtos materiais e não materiais criados pela cultura caiçara expressam a dinâmica específica dessa produção simbólica. d) nega que a diversidade dos produtos materiais expressem a riqueza da elaboração simbólica proporcionada pela cultura caiçara. e) contesta a existência de uma produção não material para dar sentido ao universo simbólico relacionado com a cultura caiçara.
#UFPR
#VESTIBULAR
Respostas
respondido por:
0
Analisando o texto sobre a cultura caiçara, conseguimos perceber que a alternativa que afirma corretamente o que o texto diz é a LETRA C.
No texto, vemos que a intenção do autor é retratar a cultura caiçara mostrando que a mesma possui um modo de vida bem específico, que é repleto de valores e práticas cognitivas, que são de grande valor simbólico.
O que o autor tenta mostrar é que a cultura caiçara possui uma dinâmica específica que é rica tanto nos produtos materiais que realiza quanto nos imateriais, tendo uma produção simbólica e única.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás