A olericultura é uma atividade de alto risco em função da grande sensibilidade às condições climáticas, maior sazonalidade de oferta e oscilações de preços, além de problemas fitossanitários devido ao cultivo intensivo e escalonado em pequenas áreas. São justamente esses problemas decorrentes da incidência de pragas e doenças nas olerícolas os que acarretam maior demanda de assistência técnica junto à extensão rural (ISHICAVA, 2015).
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. A utilização de defensivos agrícolas é recomendada em situações de danos econômicos, sem a necessidade de recomendação de um engenheiro agrônomo, pois os donos de lojas agrícolas e seus funcionários estão aptos. A aplicação do defensivo pode ser executada por funcionário da propriedade, pois não exige equipamentos complexos e conhecimentos técnicos. Dentre os principais defensivos utilizados, os fungicidas têm destaque no controle de doenças, enquanto que os inseticidas são usados para controle de pragas agrícolas.
II. As culturas oleráceas são as menos afetadas por doenças ocasionadas por microorganismos fitopatogênicos em condições ambientais propícias, pois a planta é resistente a infecção nos mais variados órgãos vegetativos e ao longo de todos os estágios de desenvolvimento, desde a fase de pré-plantio até a fase que sucede a colheita.
III. As doenças causadas por fungos podem ocorrer por disseminação do vento, da água, das sementes escolhidas, das ferramentas utilizadas e seu controle se dá através da eliminação dos restos culturais, rotação de culturas, uso de mudas sadias, cultivares resistentes ou fungicidas adequados.
IV. As doenças causadas por bactérias podem ocorrer por meio de sementes botânicas, partes vegetativas, implementos agrícolas, água de irrigação, e seu controle através do controle de lesões nas mudas e plantas adultas, controle de insetos, drenagem deficiente, fornecimento adequada de elementos químicos como o boro, rotação de culturas e pulverização com calda composta por fungicida cúprico;
V. As doenças causadas por vírus infectam as hortaliças através da propagação, mãos contaminadas, transplante de mudas ou através da realização de tratos culturais que ferem a planta, ferramentas e implementos agrícolas, por contatos entre partes doentes e sadias, insetos vetores, e o seu controle é somente possível quando efetuado previamente, e em casos particulares utilização de cultivares com alto nível de resistência.
Considerando o contexto apresentado, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
b.
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
c.
Apenas as afirmativas III, IV e V estão corretas.
d.
As afirmativas I, II, III e V estão corretas.
e.
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas. Incorreto
Respostas
respondido por:
18
Resposta:
Apenas as afirmativas III, IV e V estão corretas
Explicação:
respondido por:
4
Resposta: Letra C (Apenas as afirmativas III, IV e V estão corretas)
Explicação: Corrigido pelo AVA
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás