DOU 70 PONTO PRA QUEM ME AJUDAR POR FAVOR!!!
Preciso de imagens ou slide que explique a influência do EUA no mundo atual.
Respostas
Resposta:
Polos de poder político e econômico
Com o queda do Muro de Berlim e o desfacelamento da União Soviética, o mundo sofreu, e vem sofrendo, significativas mudanças no panorama político e econômico.
No mundo atual podemos identificar três polos principais de poder político e econômico:
Estados Unidos: única superpotência do planeta, com enorme capacidade tecnólogica, econômica e militar. Ainda se encontra em posição de vantagem em relação aos demais polos.
Europa: formado pelos países da União Europeia, concentra países muito desenvolvidos econômica e tecnologicamente, com grande poder econômico e menor poder político que os Estados Unidos.
Ásia-Pacífico: formado, basicamente pelo Japão e pela China, países com características muito diferentes entre si. Enquanto o Japão tem modelo político e econômico de estilo ocidental, a China é um país com um sistema misto, não completamente capitalista, nem democrático.
Relação da América com os polos econômicos
Os países da América do Norte e da América Central estão na esfera de influência dos Estados Unidos, apresentando intensa integração ou mesmo dependência econômica em relação a esse país.
Já os países da América do Sul, especialmente os mais industrializados, como Argentina e Brasil, apesar da influência econômica dos EUA, possuem intenso relacionamento econômico com a Europa e com o bloco Ásia-Pacífico. A exportação brasileira de alimentos e minério de ferro para a China tem sido muito intensa nos últimos anos.
A diplomacia brasileira tem focado, nos últimos anos, no desenvolvimento do comércio Sul-Sul, com o Mercosul, por exemplo.
Explicação:
Devido ao fortalecimento econômico, os EUA exercem um grande poder sobre os organismos financeiros internacionais, forçando a abertura da economia de países subdesenvolvidos, no entanto, possui medidas ou políticas protecionistas em relação à entrada de produtos estrangeiros em seu país criando taxas alfandegárias, além de exercer um forte poder de manipulação sobre o mercado internacional.
Na questão cultural os americanos desenvolvem a difusão de sua cultura, isso ocorre através dos veículos de comunicação em massa como canais americanos, seriados, músicas e principalmente o cinema, que vende uma imagem ou um modelo a ser seguido ditando ao mundo o que se deve vestir, comer, comprar, assistir, ouvir, um exemplo disso são as multinacionais que alteram, com os fast food, os hábitos alimentares.
O NAFTA e a ALCA são sem dúvida estratégias econômicas dos EUA, por ser a principal nação nas Américas exercem uma política externa agressiva aos demais países e favorável a seus interesses.
Os EUA se destacam como potência no seguimento militar. Desde o final da Segunda Guerra foram realizados elevados investimentos nas forças armadas, até mesmo no período da Guerra fria (entre EUA capitalista e URSS socialista) que podia eclodir uma guerra a qualquer momento.