As empresas em geral podem organizar seus processos e sistemas de maneira que estejam preparadas para pleitear uma certificação ISO 9001, por exemplo, que atende aos requisitos de um sistema de gestão. É importante frisar que existem certificações voluntárias e certificações compulsórias, então compete ao gestor conhecer exatamente quais são as normas que impactam na no seu negócio.
Analise as sentenças a seguir que tratam das certificações voluntárias e compulsórias:
I. As certificações compulsórias garantem que produtos e serviços obedeçam a requisitos essenciais da qualidade e segurança.
II. Os consumidores evitam adquirir produtos de empresas certificadas porque entendem que a mesma cobrará mais caro por isso.
III. Os parâmetros da certificação compulsória são determinados pela própria empresa fabricante, que sabe como o produto é produzido.
IV. A empresa que identifica uma certificação voluntária e a implementa em seu sistema de gestão consegue reconhecimento no mercado.
V. Uma certificação, mesmo que voluntária, faz com que a empresa invista em qualidade do produto e do serviço e capacitação dos colaboradores.
É correto o que se afirma em:
A
I e II, apenas.
B
I, II e III, apenas.
C
II,III e V, apenas .
D
I, IV e V, apenas.
E
IV e V, apenas.
Respostas
A alternativa correta é: D ) I, IV e V, apenas.
As certificações compulsórias são determinadas por regulamentos, ela é condição obrigatória, ou seja, o produto só poderá ser comercializado se tiver essa certificação.
As certificações voluntárias são aquelas em que a empresa define se irá certificar, porém, se for realizada, se torna um diferencial perante a competitividade de mercado.
A ISO 9001 proporciona facilidade na hora de treinar novos colaboradores, nos momentos de necessidade de substituições e quando existem atividades muito complexas na organização.
As certificações voluntárias agregam valor e qualidade ao produto, o que representa uma importante vantagem competitiva em relação aos concorrentes.
Espero ter ajudado!
Resposta:
d
Explicação: