• Matéria: Direito
  • Autor: moreira9012
  • Perguntado 6 anos atrás

“As mesmas razões que justificam a aplicação extraterritorial da lei estrangeira sustentam o reconhecimento das sentenças alienígenas, ambas como formas de aplicação, direta e indireta, respectivamente, do direito estrangeiro. No primeiro caso, de aplicação direita, invoca-se a disposição de uma lei estrangeira como devendo regular determinada relação jurídica. No segundo caso, de aplicação indireta, já não se invoca uma disposição de lei, mas a sentença que decidiu a questão noutro estado. O Direito estrangeiro, neste caso, apresenta-se não como disposição geral, mas como norma já aplicada a uma hipótese concreta pelo poder judicial”.

De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação dos excertos contidos na Coluna A com suas respectivas bases legais, apresentadas na Coluna B.



COLUNA A

COLUNA B

I.É vedado compromisso para solução de questões de estado, de direito pessoal de família e de outras que não tenham caráter estritamente patrimonial.

1.Lei nº 9.307/96

II.A homologação de decisão estrangeira será requerida por ação de homologação de decisão estrangeira, salvo disposição especial em sentido contrário prevista em tratado.

2.Resolução nº 125/2010 CNJ

III.Fica instituída a Política Judiciária Nacional de tratamento dos conflitos de interesses, tendente a assegurar a todos o direito à solução dos conflitos por meios adequados à sua natureza e peculiaridade.



3.Lei nº 13.105/2015 (CPC/15)

IV.Para ser reconhecida ou executada no Brasil, a sentença arbitral estrangeira está sujeita, unicamente, à homologação do Superior Tribunal de Justiça.

4.Lei nº 10.406/2002 (CC/02)



Enunciado

Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas.

Escolha uma:
a.
I - 2; II - 1; III - 4; IV - 3.
b.
I - 4; II - 3; III - 2; IV - 1.
c.
I - 2; II - 3; III - 1; IV – 4.
d.
I - 4; II - 1; III - 2; IV - 3.
e.
I - 3; II - 4; III - 1; IV - 2.


Vaninha077: Oi boa noite a resposta está correta ?

Respostas

respondido por: carlosfilho100
33

Resposta:

"B" -  I - 4; II - 3; III - 2; IV - 1.

Explicação:

Artigo 852 - Código Civil - É vedado compromisso para solução de questões de estado, de direito pessoal de família e de outras que não tenham caráter estritamente patrimonial. ... As pessoas capazes de contratar poderão valer-se da arbitragem para dirimir litígios relativos a direitos patrimoniais disponíveis.

Art. 960 ao art. 965 do Novo CPC 25 - A homologação de decisão estrangeira será requerida por ação de ... salvo disposição especial em sentido contrário prevista em tratado

Resolução CNJ nº 125/2010 CAPÍTULO I. DA POLÍTICA PÚBLICA DE TRATAMENTO ADEQUADO DOS CONFLITOS DE INTERESSES. Art. 1º Fica instituída a Política Judiciária Nacional de tratamento dos conflitos de interesses, tendente a assegurar a todos o direito à solução dos conflitos por meios adequados à sua natureza e peculiaridade

De acordo com o art. 35 da Lei 9.307/96 “para ser reconhecida ou executada no Brasil, a sentença arbitral estrangeira está sujeita, unicamente, à homologação do Superior Tribunal de Justiça”

respondido por: thabatafmc
4

Resposta:

I - 4; II - 3; III - 2; IV - 1.

Explicação:

Corrigido pelo AVA

Perguntas similares