A célula é a menor parte dos seres vivos, possui formas e funções específicas além de possuir capacidade de autoduplicação independente. Existem somente dois tipos básicos de células: inicialmente temos os procariontes, e em seguida surgem os eucariontes que se desenvolveram a partir destas primeiras. No interior das células eucariontes, é possível observar compartimentos denominados de organelas, que por sua vez possuem estruturas diferentes e funções específicas. Há também algumas células diferenciadas, por exemplo, as hemácias e as células musculares.
KAMEI, M. C. de S. L. Biologia e Bioquímica Humana. Maringá: UniCesumar, 2018.
Respostas
a) As principais organelas presentes na célula são mitocôndrias, retículo endoplasmático, complexo de Golgi, lisossomos e peroxissomos.
b) As mitocôndrias são responsáveis pela geração de energia da célula, uma vez que participam da respiração celular.
O retículo endoplasmático tem a forma de sacos achatados e podem ser liso ou rugoso, sendo que no rugoso temos a presença dos ribossomos. O liso é responsável pela produção de lipídeos, e o rugoso é responsável pela produção de proteínas e seu transporte.
O complexo de Golgi tem por objetivo modificar, armazenar e exportar proteínas sintetizadas no retículo endoplasmático rugoso.
Os lisossomos, composto de enzimas digestivas, tem como função digerir moléculas orgânicas como lipídios, carboidratos, proteínas e ácidos nucleicos (DNA e RNA).
Os peroxissomos tem como principal função, oxidar os ácidos graxos para a síntese de colesterol e também para serem usados como matéria-prima na respiração celular.
Espero ter ajudado!