• Matéria: Filosofia
  • Autor: annabf55
  • Perguntado 7 anos atrás

Leia, a seguir, alguns fragmentos das obras de dois filósofos pré-socráticos.

 Parmênides
[...] os únicos caminhos de inquérito que são a pensar: o primeiro, que é e portanto que não é não ser, de Persuasão é o caminho (pois à verdade acompanha); o outro, que não é e portanto que é preciso não ser, este então, eu te digo, é atalho de todo incrível; pois nem conhecerias o que não é (pois não é exequível), nem o dirias.
 
[...] pois o mesmo é a pensar e portanto ser.”
OS PRÉ-SOCRÁTICOS. Tradução de José Cavalcanti de Souza. São Paulo: Abril Cultural, 1973. (Os Pensadores). p. 148-149 (fragmentos).
 
 
Heráclito
Tudo se faz por contraste, da luta dos contrários nasce a mais bela harmonia.
Trata-se de uma única e mesma coisa: a vida e a morte, a vigília e o sono, a juventude e a velhice; pois a mudança de um leva ao outro e vice-versa.
MARCONDES, Danilo. Textos Básicos de Filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000. p. 15-16.

 
De acordo com a leitura dos fragmentos, é correto afirmar:

I. Segundo Heráclito, a natureza é movimento, eterno vir a ser, luta entre contrários.
II. Parmênides afirma o monismo, a imobilidade do ser, e nega a possibilidade do não ser.
III. De acordo com Parmênides, o contrário do ser pode ser pensado, sendo, portanto, um objeto de reflexão.
IV. Conforme Heráclito, a contradição (do devir) é uma lei racional da realidade, mas, para Parmênides, essa lei racional é a identidade (do ser).

 
Assinale a alternativa que indica todas as afirmações corretas.

a)I

b)I e II

c) I, II, III


d) I,II e IV

e) I e IV




Respostas

respondido por: RainhaVermelha
33
d) I, II e IV

Explicação:
Heráclito acreditava que o Ser era mutável e que o mundo era movido por forças contrárias (equilíbrio dos opostos.

Parmênides que o Ser era uma identidade, imutável, e que “não ser” já era “ser”
respondido por: Heys123
5

Resposta:

1 2 e 4

bons estudos

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