• Matéria: História
  • Autor: lucasbini6558
  • Perguntado 7 anos atrás

A história da União Soviética começou com a Revolução de 1917, numa tentativa de implementar o socialismo marxista na prática. Mais tarde, a URSS tornou-se um Estado policial sob o comando de Stálin. Contudo, a partir da década de 1970, o planejamento econômico, pilar do regime socialista (por oposição ao livre-mercado) começou a dar sinais de esgotamento. O controle rígido da economia pela burocracia estatal gerou estagnação em vez de crescimento. Aos poucos, o desabastecimento até de mercadorias de primeira necessidade tornou-se a regra da economia soviética. Nesse pano de fundo, em 1985, subiu ao poder Mikhail Gorbatchev que, para evitar o colapso do sistema, tentou implementar dois grandes programas político-econômicos:

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
77

Gorbatchev buscou implementar a Glasnost (Transparência) e a Perestroika (Reconstrução), tendo sido a Glasnost um programa majoritariamente político e a Perestroika majoritariamente econômico.

Estas medidas visavam diminuir a influência da censura na sociedade, permitir a organização de outros partidos que não o Partido Comunista e permitir que fossem abertas empresas privadas no país. Foram, contudo, insuficientes para mudar a situação grave que o país vivia na época, e acabaram apenas acelerando  o seu fim, que aconteceu em 1991.

respondido por: jullia191201
19

Resposta:

Perestroika e Glasnost

Explicação:

Perestroika e Glasnost foram medidas econômicas e políticas adotadas nos anos de 1980 pela antiga União Soviética (URSS) e que tinha como objetivos modernizar o mercado econômico soviético e possibilitar a abertura política.

Perestroika - Foi a reestruturação econômica feita na União Soviética imposta por Mikail Gorbachev. Já a Glasnost foi a abertura política imposta pelo mesmo Gorbachev. Vale lembrar que ambas culminaram com o fiim do império socialista da URSS "fundado" por Stalin, antes pelos soviets!

Perguntas similares