3. “A capacidade para aprender está intimamente relacionada à capacidade para autorregular a aprendizagem. Desde que nascemos, vamos construindo nosso próprio estilo de aprender e o vamos melhorando com o tempo.” (SANMARTÍ, 2009, p. 50). Então, sobre a aprendizagem de alunos a partir da autoavaliação e à autorregulação, pode-se afirmar que:
a) A autoavaliação, diferentemente da avaliação pelos pares, não promove a autorregulação, pois dificilmente os alunos percebem as lacunas que devem regular para chegar à aprendizagem.
b) Os alunos que mais aprendem com a autoavaliação são os que estão frequentemente preocupados com a aprovação no final do período letivo.
c) Em sala de aula, o trabalho relacionado aos pontos de vista dos professores constitui o eixo em redor do qual se produz a aprendizagem dos alunos.
d) Informar os critérios de avaliação e os objetivos de aprendizagem são suficientes para os alunos que, normalmente, utilizam da autorregulação para chegar à aprendizagem.
e) Os alunos que aprendem são fundamentalmente aqueles que sabem identificar e regular suas dificuldades e encontrar os auxílios significativos para superá-las.
Respostas
Alternativa correta. e) Os alunos que aprendem são fundamentalmente aqueles que sabem identificar e regular suas dificuldades e encontrar os auxílios significativos para superá-las.
Os alunos que aprendem o modelo de autoavaliação são aqueles que se tornam capazes de identificar os próprios erros, e pela própria autonomia, agir sobre os pontos fracos, muitas vezes apontados pelos próprios educadores.
Diante disso, tornam-se capazes de superar dificuldades, ao mesmo tempo em que desenvolvem resiliência e novas mentalidades que passam a enxergar problemas como desafios, que podem ser superados.
Resposta:
e) Os alunos que aprendem são fundamentalmente aqueles que sabem identificar e regular suas dificuldades e encontrar os auxílios significativos para superá-las.
RESPOSTA CORRETA
Os alunos que identificam suas dificuldades em um processo de autoavaliação e realizam a autorregulação têm maior êxito na aprendizagem.