A contaminação da urina por secreções vaginais na mulher pode introduzir hemácias, leucócitos ou proteínas na amostra como artefato. A presença de muitas células epiteliais indica a possibilidade de contaminação. O ideal é que se obtenha uma nova amostra. Dessa forma, instruções claras, por escrito e com desenhos ilustrativos são de grande importância para instruir o paciente. Observe as instruções a seguir:
Considerando o conteúdo e a imagem apresentados, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. As mulheres devem ser instruídas que na hora de colher o material para o exame de urina é necessário, após assepsia local, desprezar o primeiro jato.
PORQUE
II. A parte final da uretra contém inúmeras bactérias. Ao desprezar o primeiro jato e armazenar o jato médio, obtemos apenas urina oriunda de locais assépticos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Escolha uma:
a. A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma asserção verdadeira.
b.
As asserções I e II são proposições falsas.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa da asserção I. CORRETA!!!!!!!!
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa da asserção I.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma asserção falsa.
Respostas
Resposta: é a 'C'
Explicação:
Demais cuidados na realização da coleta de urina são: o jejum é desnecessário; o paciente deve ser instruído a evitar quantidades elevadas de líquidos no dia que precede o exame e para as mulheres menstruadas ou em uso de cremes vaginais evita-se a coleta, recomenda-se aguardar três dias após o término, A urina deve ser coletada, de forma apropriada, em um frasco estéril com o mínimo de contaminação possível. É preferida uma amostra de jato intermediário de urina após a higienização pelo paciente da genitália externa. Se isso não for viável, o cateterismo da bexiga é apropriado em adultos, considerando que o risco de contrair uma infecção do trato urinário após um único cateterismo é insignificante.
A aspiração suprapúbica é utilizada em lactentes. A urina no saco coletor de um paciente com cateter vesical está sujeita à estase; assim, deve-se tentar utilizar uma amostra após a troca recente do frasco coletor; a amostra deve ser mantida em temperatura ambiente e ser analisada em, no máximo, 2 horas após a coleta; um breve período de refrigeração de 2 a 8ºC, seguido de retorno à temperatura ambiente, é aceitável. Como as bactérias se multiplicam à temperatura ambiente, as contagens bacterianas de urina não refrigerada não são confiáveis.
minha opiniao sobre...
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa da asserção I.
Explicação: