Na relação entre ética, direito e justiça, podemos concluir que:
a)
o agente ético se vale de todas as normas de caráter moral no seu poder discricionário de agir dentro da sociedade em que se está inserido.
b)
justiça é um conceito abstrato que está relacionado diretamente com o direito, pois por meio dele é que a justiça pode ser efetivada.
c)
para sanar as contradições da sociedade e buscar princípios de aplicações morais devemos usar somente a ética.
d)
o direito e a moral são normas que surgem no anseio da sociedade de estabelecer regras gerais para o convívio em comunidade, com aplicabilidade a todos.
e)
a justiça é norteadora do direito para se estabelecer uma sociedade ética em determinado contexto sócio-histórico.
Respostas
Resposta:
Resposta correta: letra B
Explicação:
A justiça e o direito estão intrinsicamente relacionados, tendo em vista que o direito é o instrumento usado para se obter a justiça.
Justiça e Direito estão intimamente ligados e correspondem à tentativa de equiparar as relações sociais (B).
John Rawls, filósofo da justiça, é um autor que reflete sobre a política e os aspectos éticos. Para ele, o homem a mulher nascem e vêm ao mundo sob o véu da ignorância, ou seja, não conhecem sua família, o país de origem nem o seu status.
Portanto, ele cunha o princípio da Justiça que diz assim: "cada pessoa deve ter um direito igual ao mais abrangente sistema total de liberdades básicas iguais que seja compatível com um sistema similar de liberdades para todos".
Assim, a humilhação política e social acontece quando os sujeitos não são visados como cidadãos e pertencentes a uma determinada sociedade e quando não possuem status e prestígio econômico na sociedade.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/23048522