determine a força resultante que atua sobre o suporte (figura) em termos de sua intensidade e do ângulo de direção medida no sentido anti-horário a partir do eixo v positivo.
Respostas
Resposta:
Aproximadamente 433N e 40º
Explicação passo-a-passo:
Você pode resolver esse tipo de problema usando a lei dos cossenos. No caso, as forças tem intensidades 400N e 250N, e o ângulo entre elas é 100º. Assim, a intensidade F da força resultante satisfaz:
Para calcular o ângulo de saida, você pode usar novamente a lei dos cossenos. No triangulo de lados e F calculado acima os ângulos formados por F1 e F2 com F correspondem aos ângulos de saída da força resultante. Sendo o ângulo entre F e F2 temos:
Logo, o ângulo procurado é aproximadamente 65,41 - 25 = 40,41 graus.
Edit:
Pode usar tanto o 100 quanto o 80. Observe que cos(100) = -cos(80). Se vc tem um triangulo com lados A e B formando um angulo x, o lado OPOSTO a x (que chamaremos de C) satisfaz:
C² = A² + B² - 2AB cos(x)
Repare no sinal de menos
Para o caso forças A e B formando um angulo x, não queremos a medida do lado oposto, mas sim a medida da outra diagonal do paralelogramo (que vou chamar de D). Dai o triangulo formado teria lados A,B e D, sendo 180º-x o angulo entre A e B. Dai teriamos: (recomendo desenhar pra ficar mais claro)
D² = A² + B² -2AB cos(180-x)
Isso é o mesmo que
D² = A² + B² + 2AB cos(x)
Ou seja, se você usar 100° no seu problema, deve usar a fórmula com o sinal de +. Se usar 80º, o sinal é -.