No texto "Cidades-estado na Antiguidade Clássica", Norberto Guarinello afirma que o fenômeno das cidades-estados foi geograficamente localizado e circunscrito: às margens do mar Mediterrâneo. Segundo o autor, que elemento deu o caráter único a essas comunidades dentre as sociedades agrárias da História e foi fundamental para o seu desenvolvimento?
Respostas
No texto "Cidades-estado na Antiguidade Clássica" o elemento que deu o caráter único a essas comunidades agrárias e resultou no seu desenvolvimento foi o cultivo coletivo da terra, tal como observa-se na formação das cidades-estado gregas.
Inicialmente houve a formação dos genos, por exemplo, marcados pela ocupação e cultivo da terra por comunidades com laços sanguíneos, que posteriormente foram substituídos pela comunhão entre diferentes pessoas e famílias com o objetivo comum de cultivar a terra e desenvolver as cidades.
Resposta: foi a Propriedade privada
Explicação: texto de base. A partir da cidades estados que houve uma formulação a respeito do que é de quem, sendo assim o homem tinha SUA propriedade, ou seja, era Privada e deixava de Pública