Respostas
Resposta:
linguagem literária apresenta muitas especificidades. Entre elas estão a variabilidade, a complexidade, a conotação, a multissignificação e a liberdade de criação.
  
Pensando em Literatura como arte, fica mais fácil compreender os recursos linguísticos empregados para a construção de uma linguagem diferente, completamente distinta da linguagem utilizada em nosso dia a dia. Não seria estranho se o tempo todo — em nossas relações cotidianas — nos comunicássemos através de metáforas e outras figuras de linguagem? Certamente não seríamos compreendidos, mesmo porque, para cada situação, costumamos utilizar um tipo de discurso, adequando-o ao contexto comunicacional no qual estamos inseridos. Pois bem, a Literatura constitui um tipo especial de comunicação, no qual predomina o que chamamos de linguagem literária.
A linguagem literária apresenta diferenças singulares, muito embora tenha uma estreita relação com o discurso comum. Dentre os traços peculiares do discurso literário, podemos destacar:
→ Complexidade: Uma das principais características do discurso literário é a complexidade. Isso acontece porque a linguagem literária não tem compromisso com os sentidos que comumente são atribuídos às palavras, extrapolando assim seu nível semântico. Por esse motivo, o texto literário não é apenas um objeto linguístico, mas também estético.
→ Multissignificação: A Literatura apresenta uma linguagem que a difere da linguagem utilizada no cotidiano. Diferentemente do discurso que adotamos em nosso dia a dia, no qual prepondera o uso objetivo da fala, o discurso literário pode apresentar múltiplas leituras e interpretações.
→ Conotação: A linguagem literária é conotativa, isto é, uma palavra, quando usada no sentido conotativo, permite diferentes significados e múltiplas interpretações. A conotação permite que ideias e associações extrapolem o sentido original da palavra, assumindo assim um sentido figurado e simbólico.
→ Liberdade na criação: O artista, quando na criação de um texto literário, pode inventar novas maneiras de expressar-se, desvinculando-se dos padrões convencionais da língua, bem como da gramática normativa que a rege.
→ Variabilidade: Assim como a língua, a Literatura também acompanha as mudanças culturais, que podem ser notadas não só no discurso individual, mas também no discurso cultural.

A linguagem literária pode ser encontrada nos poemas, cujo discurso é permeado por elementos que conferem maior expressividade e beleza ao texto.
A linguagem literária pode ser encontrada na prosa, em narrativas de ficção, na crônica, no conto, na novela, no romance e também em verso, no caso dos poemas. Os textos literários não possuem compromisso com a transparência e, por esse motivo, muitas vezes demandam de nós um maior senso estético e maior capacidade de analisar e interpretar esse tipo de discurso. A Literatura encontra-se a serviço da arte e faz da criação literária um objeto linguístico e estético, ao qual podemos atribuir novos significados construídos a partir de nossas singularidades e perspectivas. O texto literário repercute em nós na medida em que revela emoções profundas, e sua compreensão dependerá de nossas vivências e do nosso repertório cultural