Durante o Governo Provisório da República no Brasil, foi criado o Hospital Nacional de Alienados do Rio de Janeiro, em 1890, cuja construção ocorreu diante da necessidade de atendimento a pacientes psiquiátricos, que chamavam atenção da sociedade na época pelo abandono, pela falta de cuidados e/ou negligência com que eram tratados, muitos deles sofrendo violência física. Pode-se afirmar sobre esse episódio que:
Respostas
Sobre a criação do Hospital Nacional de Alienados do Rio de Janeiro, em 1890, pode-se afirmar sobre esse episódio que:
. surge da necessidade dese manter os pacientes psiquiátricos longe dos centros urbanos.
. diante de maior controle das ações de saúde pelos médicos, ocorreu o afastamento da freiras que atendiam à esses pacientes, surgindo a necessidade de pessoal para prestar assistência.
. a contratação de enfermeiras francesas, leigas, no governo Campos Sales, para suprir a falta de pessoal qualificado para o atendimento.
. a criação da primeira escola de enfermagem no país, a Escola Profissional de Enfermeiros e Enfermeiras, através do Decreto Federal nº. 791 de 27 de setembro, do Governo Provisório da República, que mais tarde passaria a ser denominada de Escola de Enfermagem Alfredo Pinto.
. direcionada para a formação em assistência hospitalar ao paciente psiquiátrico.
. deu início a profissionalização das atividades de enfermagem e sua caracterização como ensino oficial.
. buscou profissionalizar mulheres órfãs.
. propiciou um meio pelo qual a mulher encontrava aceitação no mercado de trabalho.
Bons estudos!
No mesmo período, no ano de 1890, foi criada a primeira escola de enfermagem no país, a Escola Profissional de Enfermeiros e Enfermeiras (EPEE)
Explicação: