No texto acima, Descartes emprega um tradicional procedimento filosófico, que consiste em identificar as coisas por meio de seus atributos. Por meio desse procedimento, ele identifica duas espécies de coisas (substâncias). Quais são essas duas espécies de coisas (substâncias) assim identificadas e quais os principais atributos de cada uma delas?
#UFPR
#VESTIBULAR
Respostas
René Descartes foi um dos principais filósofos da história. Ele nasceu em 1596 e morreu em 1650. Suas contribuições para a história do pensamento humano são incalculáveis, dada a influência em que exerceu em diversos outros pensadores.
Sabemos que ele defendia uma espécie de dualismo. Ele entendia que existem a Res extensa e a Res cogitans. Por Res extensa podemos entender a coisa, que é o corpo. É a realidade da matéria. A matéria, em Descartes, se caracteriza por sua extensão no espaço.
Por outro lado, o Res cogitans é a coisa que pensa, o sujeito pensante, que é imperfeita e finita. Com relação a este dualismo, ele acaba aplicando um terceiro elemento, por fim, a substância eterna, a Res divina, que é perfeita e independente das outras duas.