• Matéria: Sociologia
  • Autor: amdrebraz5249
  • Perguntado 7 anos atrás

Nas abordagens sobre o homem como objeto da Antropologia, é necessário compreender as relações fundamentais entre cultura e biologia. Com base em Laraia (LARAIA, R. de B. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2008), explique, usando exemplos, como a cultura pode interferir no plano biológico.

#UFPR
#VESTIBULAR

Respostas

respondido por: ferretti
2

São várias as relações entre biologia e cultura, sobre as quais é possível falar, principalmente em tempos de discussão sobre a teoria de gênero e etc. No entanto, uma exemplo é bastante claro quando a essa interação, e pouco polêmico também.

As sociedades humanas desenvolveram, por meio de seus códigos morais e religiões, formas de auxiliar os outros, mais fracos ou necessitados. Esse tipo de atitude contraria a biologia, na medida em que permite que seres humanos que, lançados à natureza não poderiam sobreviver, possam ter vidas normais hoje.

Exemplo disso são as pessoas com graves deficiências que tem recebido, de maneira bastante elogiável, cada vez mais atenção por parte de nossa cultura. A inclusão é um processo benéfico para a sociedade humana, e permite a superação de certas limitações biológicas que poderiam ser fatais há alguns anos.

Perguntas similares