No parágrafo inicial do Discurso do Método, Descartes escreve: "O poder de bem julgar e distinguir o verdadeiro do falso, que é propriamente o que se denomina o bom senso ou a razão, é naturalmente igual em todos os homens [...] destarte, a diversidade de nossas opiniões não provém do fato de serem uns mais racionais do que outros, mas somente de conduzirmos nossos pensamentos por vias diversas e não considerarmos as mesmas coisas". Você concorda com essa afirmação? Justifique sua resposta.
#UFPR
#VESTIBULAR
Respostas
respondido por:
15
A primeira parte da afirmação de Descartes é uma petição de princípio, afirmando algo sobre a natureza humana em geral que está para além da possibilidade da análise de caráter científico, mas que guia o modo como compreendemos a sociedade e é amplamente aceita como válida: do ponto de vista da capacidade racional, somos todos iguais.
Com a segunda podemos dizer que é fácil concordar, já que sabemos que as pessoas tem experiências diferentes (uns dos outros), pontos de vista diferentes e se pautam mais por um tipo de conhecimento que por outro, de modo que isto explica as conclusões diferentes que estabelecemos apesar de usar, em teoria, as mesmas capacidades cognitivas.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás