Segundo o historiador Edward Said, "o lucro e a perspectiva de mais lucro foram, evidentemente, de enorme importância, mas o imperialismo não é só isso" (Cultura e Imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 41). Comente essa afirmação, demonstrando as principais motivações que impulsionaram o imperialismo europeu no século XIX.
#UFPR
#VESTIBULAR
Respostas
A ideia nesta afirmativa é que o Imperialismo não foi apenas um projeto econômico, mas também um projeto político e ideológico que servia para adaptar o mundo às necessidades efetivas dos europeus.
Impulsionaram o Imperialismo europeu, para além da exploração dos recursos e populações nativas, a crença nas ideias do racismo "científico" e a necessidade de expansão territorial.
Acreditavam que eram parte de uma "raça superior" que deveria "civilizar" as "inferiores", sendo parte deste processo de "civilização" o controle de territórios e populações que mais tarde poderiam ser usados para servir aos interesses europeus.
O imperialismo possuía bases sólidas ideológicas e políticas para que as necessidades dos europeus fossem atendidas. Um exemplo é o sistema do apartheid, a escravidão na América, entre outros.
A ideologia por trás do imperialismo
Além da economia, o imperialismo possuía bases sólidas ideológicas para que a dominação do outro fosse possível. Foram criadas teorias de "raças superiores" responsáveis pela civilização dos "inferiores" ou "atrasados" tecnologicamente, porém com o objetivo de que esses pudessem ser usados para o avanço econômico europeu.
Leia mais sobre imperialismo em:
https://brainly.com.br/tarefa/4726527
#SPJ3