• Matéria: História
  • Autor: GabyAlves9345
  • Perguntado 7 anos atrás

Desde o início da imigração nipônica para o Brasil, em 1908, os japoneses foram caracterizados como disciplinados, laboriosos, persistentes e eficientes. Além disso, foram vistos como capazes de cooperar para o "branqueamento" da raça brasileira. No entanto, a partir dos anos 1930, a imigração de japoneses foi restringida a um regime de cotas, e entre 1942 e 1943, muitos japoneses foram expulsos de suas residências no litoral paranaense e paulista pelo governo brasileiro. Explique as razões pelas quais o imigrante japonês passou a ser considerado um elemento indesejável pelas elites brasileiras no período das décadas de 1930 e de 1940.

#UFPR
#VESTIBULAR

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
3

Na década de 1930 o Japão começou a expandir a sua política imperialista, buscando conquistar para si territórios e se aproximou de governos totalitários, como a Alemanha e a Itália, com os quais estabeleceu aliança militar.

Em 1939 eclodiu a Segunda Guerra Mundial, sendo os japoneses aliados do Eixo. Em 1942 o Brasil entrou na guerra ao lado dos Aliados, e os cidadãos japoneses, já que o Brasil estava em guerra com o Japão, passaram a ser vistos como perigosos, possíveis espiões e inimigos, sendo perseguidos pelo governo de Vargas.

Perguntas similares