O mundo chora: Baleia encontrada morta em praia estava cheia de garrafas pets, lixos e sacos plásticos
1 A poluição é um dos grandes problemas atuais. Embora tenhamos evoluído bastante enquanto humanidade, ainda temos imensas falhas. Os erros de hoje serão pagos amanhã.
2 A falta de reciclagem é uma daquelas contas gigantescas que um dia, mais tarde, havemos de pagar diretamente.
3 Os residentes de Naic Cative acordaram numa quinta-feira com uma visão horrenda na praia. Uma baleia azul em decomposição deu à costa. Da sua boca saía algo que chocou todo o mundo, mais do que alguém podia imaginar.
4 A montanha de resíduos plásticos que saía da boca da baleia em decomposição era tão grande que ninguém pôde ficar indiferente.
5 Garrafas, recipientes de gelados, cabides, caixotes de lixo e sacos de plástico eram alguns dos detritos que emergiam da boca do mamífero gigante.
6 Esse acontecimento fez a defesa ambiental Greenpeace do Sudeste Asiático, nas Filipinas, manifestar-se.
7 Em comunicado à imprensa, a Greenpeace disse que mais de 30 cachalotes haviam dado à costa na Europa no primeiro trimestre de 2016, com seus estômagos com quantidades gigantescas de resíduos plásticos.
8 Nas Filipinas, uma baleia morta foi encontrada na Ilha de Samal em dezembro do ano passado. O Escritório de Pescas e Recursos Aquáticos foi citado pela Philippine Star, dizendo que plásticos, rede de peixe, ganchos, madeira com pregos, cordas e fios de aço foram encontrados no estômago do animal e tinham sido a causa da morte do mesmo.
9 A Greenpeace pediu aos líderes ambientais da ASEAN que tomassem medidas concretas contra a poluição e a degradação ambiental que está condenando a vida marinha à morte.
[...]
Texto 2 (comentários à postagem (Texto 1) no blog "Sempre questione")
Comentários de leitores:
1 (A. M.) - Vlw pelo protesto e conscientização, mas não precisavam mentir. Acho que já temos mentiras demais e qdo aqueles com boa intenção começam a fazer isso, nos perguntamos em quem confiar.
2 (T. M.) - Será que, se estivesse em decomposição, alguém aguentaria o mau odor?! Parabéns pelo projeto, conscientizando o meio ambiente, e preservando a poluição... Mais a minha opinião, é que poxa, ficou muito artificial a baleia de plástico, e como ela poderia engolir tantos resíduos?! Enfim...
3 (C. G.) - 99% desta gente parece k kerem ver uma de verdade neste estado, da pena a n compreensao deste tipo d informaçao. Pode ser d plastico mas n significa q n pode acontecer de verdade cambada d ignorantes
Texto 3
Foto mostra baleia morta com garrafas, lixo e sacos em praia #boato
31/07/2017 (Edgard Matsuk)
1 Boato — O mundo chorou com a imagem de uma baleia encontrada morta em praia nas Filipinas e cheia de garrafas, lixo e sacos plásticos.
[...]
2 Uma imagem que circula na internet tem chamado atenção para esta causa. A foto mostra o que seria uma baleia morta em decomposição. De acordo com o texto do blog que publicou a história (e que bombou no Facebook), uma montanha de lixo começou a sair da boca do animal.
[...]
Foto mostra baleia morta com garrafas, lixos e sacos em praia?
3 De fato, a imagem é impressionante (não é à toa que a história foi muito compartilhada). Mas será mesmo que se trata de uma baleia “vomitando” lixo na praia? A resposta é não. Vamos aos fatos.
4 Quase tudo na história que circulou online é real. O caso aconteceu nas Filipinas, o problema do lixo no país (e não só lá) é grave e o Greenpeace se manifestou. Porém, não se trata de uma baleia de verdade.
5 A imagem mostra uma intervenção artística promovida pelo próprio Greenpeace do país em maio deste ano. De acordo com esta matéria da CNN das Filipinas, a intenção era chamar atenção para a questão. O vídeo abaixo mostra “a baleia” de outro ângulo.
6 Resumindo: a foto que circula na internet não é de uma baleia cheia de lixo dentro dela. Trata-se de um manifesto ambiental. Entendemos que a causa é nobre, mas não custa nada divulgá-la sem contar balelas.
Disponível em: . Acesso em: 08 fev. 2019.
A citação da organização Greenpeace nos últimos parágrafos do Texto 1 corrige a inverdade denunciada pelos comentadores (Texto 2) e pelo Texto 3? Explique sua resposta comentando o uso da palavra acontecimento, utilizada no parágrafo 6.
Respostas
Não corrige, mas, pelo contrário, acentua o engano. Explicação possível: O texto não fez qualquer referência ao fato de que a baleia era um objeto artístico. Portanto, o substantivo acontecimento reafirma a informação enganosa, como se o Greenpeace (aliás, responsável pela intervenção artística) também confirmasse que se tratava de uma baleia verdadeira. Observe-se que, no parágrafo 7, o blog cita um comunicado do Greenpeace que não se refere a essa “baleia” surgida em uma praia das Filipinas, mas a um caso mais antigo, de cachalotes surgidos na costa europeia.
Resposta:
Não corrige, mas, pelo contrário, acentua o engano.
Explicação possível: O texto não fez qualquer referência ao fato de que a baleia era um objeto artístico. Portanto, o substantivo acontecimento reafirma a informação enganosa, como se o Greenpeace (aliás, responsável pela intervenção artística) também confirmasse que se tratava de uma baleia verdadeira. Observe-se que, no parágrafo 7, o blog cita um comunicado do Greenpeace que não se refere a essa “baleia” surgida em uma praia das Filipinas, mas a um caso mais antigo, de cachalotes surgidos na costa europeia.
Explicação:
Plurall