• Matéria: Português
  • Autor: gabrielymizaelbarret
  • Perguntado 7 anos atrás

O mundo chora: Baleia encontrada morta em praia estava cheia de garrafas pets, lixos e sacos plásticos

1 A poluição é um dos grandes problemas atuais. Embora tenhamos evoluído bastante enquanto humanidade, ainda temos imensas falhas. Os erros de hoje serão pagos amanhã.

2 A falta de reciclagem é uma daquelas contas gigantescas que um dia, mais tarde, havemos de pagar diretamente.

3 Os residentes de Naic Cative acordaram numa quinta-feira com uma visão horrenda na praia. Uma baleia azul em decomposição deu à costa. Da sua boca saía algo que chocou todo o mundo, mais do que alguém podia imaginar.

4 A montanha de resíduos plásticos que saía da boca da baleia em decomposição era tão grande que ninguém pôde ficar indiferente.

5 Garrafas, recipientes de gelados, cabides, caixotes de lixo e sacos de plástico eram alguns dos detritos que emergiam da boca do mamífero gigante.

6 Esse acontecimento fez a defesa ambiental Greenpeace do Sudeste Asiático, nas Filipinas, manifestar-se.

7 Em comunicado à imprensa, a Greenpeace disse que mais de 30 cachalotes haviam dado à costa na Europa no primeiro trimestre de 2016, com seus estômagos com quantidades gigantescas de resíduos plásticos.

8 Nas Filipinas, uma baleia morta foi encontrada na Ilha de Samal em dezembro do ano passado. O Escritório de Pescas e Recursos Aquáticos foi citado pela Philippine Star, dizendo que plásticos, rede de peixe, ganchos, madeira com pregos, cordas e fios de aço foram encontrados no estômago do animal e tinham sido a causa da morte do mesmo.

9 A Greenpeace pediu aos líderes ambientais da ASEAN que tomassem medidas concretas contra a poluição e a degradação ambiental que está condenando a vida marinha à morte.

[...]

Disponível em: . Acesso em: 08 fev. 2019.



Texto 2 (comentários à postagem (Texto 1) no blog "Sempre questione")

Comentários de leitores:

1 (A. M.) - Vlw pelo protesto e conscientização, mas não precisavam mentir. Acho que já temos mentiras demais e qdo aqueles com boa intenção começam a fazer isso, nos perguntamos em quem confiar.

2 (T. M.) - Será que, se estivesse em decomposição, alguém aguentaria o mau odor?! Parabéns pelo projeto, conscientizando o meio ambiente, e preservando a poluição... Mais a minha opinião, é que poxa, ficou muito artificial a baleia de plástico, e como ela poderia engolir tantos resíduos?! Enfim...

3 (C. G.) - 99% desta gente parece k kerem ver uma de verdade neste estado, da pena a n compreensao deste tipo d informaçao. Pode ser d plastico mas n significa q n pode acontecer de verdade cambada d ignorantes





Texto 3

Foto mostra baleia morta com garrafas, lixo e sacos em praia #boato

31/07/2017 (Edgard Matsuk)

1 Boato — O mundo chorou com a imagem de uma baleia encontrada morta em praia nas Filipinas e cheia de garrafas, lixo e sacos plásticos.

[...]

2 Uma imagem que circula na internet tem chamado atenção para esta causa. A foto mostra o que seria uma baleia morta em decomposição. De acordo com o texto do blog que publicou a história (e que bombou no Facebook), uma montanha de lixo começou a sair da boca do animal.

[...]

Foto mostra baleia morta com garrafas, lixos e sacos em praia?

3 De fato, a imagem é impressionante (não é à toa que a história foi muito compartilhada). Mas será mesmo que se trata de uma baleia “vomitando” lixo na praia? A resposta é não. Vamos aos fatos.

4 Quase tudo na história que circulou online é real. O caso aconteceu nas Filipinas, o problema do lixo no país (e não só lá) é grave e o Greenpeace se manifestou. Porém, não se trata de uma baleia de verdade.

5 A imagem mostra uma intervenção artística promovida pelo próprio Greenpeace do país em maio deste ano. De acordo com esta matéria da CNN das Filipinas, a intenção era chamar atenção para a questão. O vídeo abaixo mostra “a baleia” de outro ângulo.

6 Resumindo: a foto que circula na internet não é de uma baleia cheia de lixo dentro dela. Trata-se de um manifesto ambiental. Entendemos que a causa é nobre, mas não custa nada divulgá-la sem contar balelas.





Releia, no Texto 2, o comentário 3.

a) A quem se refere, ou se dirige, o comentarista C. G. ao utilizar a expressão “cambada de ignorantes”? Justifique sua resposta.

b) O comentarista C. G. está correto em seu comentário? Explique.

Respostas

respondido por: pedrohenri876
44

Resposta:a) Com essa expressão, o comentarista refere-se (ou dirige-se) aos outros comentaristas que escreveram antes dele. Justificativa possível: C.G. não pode estar se referindo aos responsáveis pelo blog, pois ele os defende. Para ele, os leitores não compreendem “esse tipo de informação”, sendo, por isso, uma “cambada de ignorantes”.

b) Não está correto, pois ele não se refere ao modo como o blog noticia o acontecimento, ou seja, ao fato de que o blog leva ao leitor uma informação incorreta. C. G. se refere ao que ele considera ser uma incapacidade de compreender o significado da intervenção artística e de aceitar a possibilidade de que a morte de baleias por ingestão de lixo possa realmente acontecer. Os leitores criticados por C. G. e chamados de ignorantes por ele entenderam perfeitamente o significado da obra e até mesmo elogiaram a intervenção artística.

Perguntas similares