• Matéria: Filosofia
  • Autor: MARCELACOSTAFELIX
  • Perguntado 7 anos atrás

A filosofia da arte se distingue da estética a partir do momento que ela excede os limites estéticos, a arte não se limita na produção do belo, ela se utiliza do belo para o seu desenvolvimento, mas o foco é a própria arte que muitas vezes não entra em concordância com os juízos estéticos da época. Por isso, a estética se desvincula das artes e se concentra em uma autoreflexão, como por exemplo, a extensão dos juízos estéticos, considerando uma beleza objetiva válida para todo o mundo.
Assinale a alternativa que indique o filósofo que realizou a primeira crítica sobre os pressupostos da estética objetiva:
Escolha uma:
a. Aristóteles acredita que os fundamentos da bela objetivista eram frágeis, pois não temos acesso ao ideal da verdadeira beleza.
b. A filosofia empirista de Hume buscou encontrar bases críticas para derrubar a visão objetivista da estética, afirmando que está na mente das pessoas
c. A filosofia de Kant discute até que ponto os juízos tem seu grau de objetividade, sendo somente possível seu questionamento por meio da razão.
d. Hegel foi o primeiro pensador a defender o caráter subjetivo dos juízos estéticos, afirmando que gosto não se discute e cada um tem o seu.
e. O filósofo Platão foi o primeiro pensador a formular críticas ao caráter objetivo da estética, alegando que a beleza é diferente para cada pessoa.

Respostas

respondido por: requena13
1

Resposta: b

A filosofia empirista de Hume buscou encontrar bases críticas para derrubar a visão objetivista da estética, afirmando que está na mente das pessoas

Explicação: Aquilo que depende do gosto e da opinião pessoal não pode ser discutido racionalmente.

Perguntas similares