• Matéria: Psicologia
  • Autor: las128
  • Perguntado 7 anos atrás

Segundo o procurador da República Eduardo Santos de Oliveira, No desastre de Mariana-MG, quatro pessoas tiveram lesões corporais graves e 19 morreram de forma violenta. O laudo da Polícia Civil comprova que as pessoas morreram pela passagem da lama de rejeitos, tiveram seus corpos lançados contra objetos, sendo assim rasgados, cortados e amassados pelo impacto sofrido.

As declarações das quatro vítimas sobreviventes junto ao MPF deram a dimensão para o resto do mundo do que significou a invasão de uma onda avassaladora de 40 milhões de metros cúbicos de rejeitos quando a barragem de Fundão se rompeu, às 15h30 do dia 5 de novembro de 2015. Pegos de surpresa, sem tempo de reagir, viram as casas desabando sobre si, foram arrastados pelo mar de resíduos, com seus corpos quase dilacerados, mas sobreviveram para contar sua história.



O Psicólogo ao prestar serviços de auxílio às vítimas, deve estar atento ao aparecimento de alguns sentimentos e reações típicas, para realizar ações de promoção da saúde junto à população que propiciem a sua restauração, reabilitação e a retomada dos afazeres de vida diária e de suas atividades de rotina em geral.

Aponte a seguir a alternativa que melhor exemplifica algumas reações típicas e as possibilidade de atuação do Psicólogo em relação ao auxílio prestado aos vitimados de catástrofe ambiental:

Escolha uma:
a.
O Psicólogo, após as primeiras ações de auxílio na busca por restauração e promoção da saúde, deve incentivar e auxiliar na reflexão junto à população na busca por ocupação de espaços de reivindicação de direitos e por melhorias de sua condição de vida e proteção e auxílio futuros.

b.
O Psicólogo deve sugerir e procurar trabalhar no intuito de conscientizar a população de que não vale a pena morar em áreas típicas de risco, independentes de qualquer consideração e manifestação em contrário, uma vez que as pessoas nessas circunstâncias precisam de quem decida por elas.

c.
O Psicólogo deve utilizar a sua própria ansiedade, identificada via contratransferência ao lidar com as vítimas como um meio de se mostrar próximo e facilitar o estabelecimento de vínculo. Não deve ter receio de chorar junto e se mostrar humano.

d.
O Psicólogo deve usar a projeção feita sobre ele, visto como uma pessoa investida de poder para solucionar a vida dos outros, vestir a camisa de super-homem e procurar ajudar, trazendo as soluções que ele deve propor para a restauração do equilíbrio.

e.
O Psicólogo deve sugerir, participar e coordenar práticas e rituais religiosos, de acordo com a fé professada pela maioria dos vitimados, ou ele mesmo deve indicar a adoção dos rituais comuns a sua própria fé, já que a espiritualidade pode ser de grande auxílio nesse momento.

Respostas

respondido por: kalelisgasbarro
54

Resposta:

O Psicólogo, após as primeiras ações de auxílio na busca por restauração e promoção da saúde, deve incentivar e auxiliar na reflexão junto à população na busca por ocupação de espaços de reivindicação de direitos e por melhorias de sua condição de vida e proteção e auxílio futuros. Corrigido pelo AVA.

Explicação:

respondido por: Danas
1

As vítimas de catástrofes ambientais sofrem com vários traumas e o psicólogo pode ajudar a restaurar a saúde das pessoas, e prover saúde também, além de ajudar a população a refletir sobre esse acontecimento e sobre como prosseguir (alternativa A).

Psicólogos e desastres ambientais

Desastres ambientais criam muitos traumas, mortes de parentes, perda de bens materiais, as vezes perdas de tudo que se tem na vida.

Os psicólogos podem ajudar as vitimas a não sofreram eternamente por conta de uma catástrofe que aconteceu.

Venha estudar mais sobre a psicoterapia

https://brainly.com.br/tarefa/27095001

Anexos:
Perguntas similares