Quanto à LIBRAS – A Língua Brasileira de Sinais foi reconhecida pela legislação brasileira em 2002, firmando-se como uma língua brasileira. Não se trata de uma forma de expressão ou um dialeto, mas sim de uma língua oficial, assim como o português. Há, basicamente, três modalidades das línguas naturais: língua falada, língua escrita e língua sinalizada.
Assim, o português é uma língua falada e a Libras é uma língua sinalizada.
Diante do exposto, analise as assertivas abaixo:
I. Segundo o IBGE, existem 9,7 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência auditiva.
II. Em 1880 durante o II Congresso Internacional sobre Instrução de Surdos, que aconteceu em Milão (Itália), que o método de ensino mais adequado aos surdos seria a oralização.
III. “Deficiência auditiva” é referente ao aspecto clínico.
IV. É incorreto chamar quem não escuta de surdo, o correto é surdo-mudo;
V. É incorreto chamar quem ouve de ouvinte.
É verdadeiro o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Todas as alternativas
b. I, II, III e IV
c. I, II e IV
d. IV e V.
e. Apenas II e III
Respostas
Resposta:
a. I, II, III e IV
Explicação:
Gabarito comentado – Resposta de acordo com o capítulo 7 do material didático. Educação cidadã, diversidade e meio ambiente- Faculdade Educacional da Lapa (Org.) 2019. As sentenças corretas são: Segundo o IBGE, existem 9,7 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência auditiva. Em 1880 durante o II Congresso Internacional sobre Instrução de Surdos, que aconteceu em Milão (Itália), que o método de ensino mais adequado aos surdos seria a oralização. “Deficiência auditiva” é referente ao aspecto clínico. O termo correto para quem não escuta é surdo ou pessoa surda e quem escuta é ouvinte.
Esta veio como a resposta correta em meus exercícios. Embora eu discorde da IV estar como correta.
Resposta: I, II, III
Explicação:
Educação cidadã, diversidade e meio ambiente- Faculdade Educacional da Lapa (Org.) 2019. As sentenças corretas são: Segundo o IBGE, existem 9,7 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência auditiva. Em 1880 durante o II Congresso Internacional sobre Instrução de Surdos, que aconteceu em Milão (Itália), que o método de ensino mais adequado aos surdos seria a oralização. “Deficiência auditiva” é referente ao aspecto clínico. O termo correto para quem não escuta é surdo ou pessoa surda e quem escuta é ouvinte.