Respostas
Resposta:
Foi na Grécia Antiga que surgiram os primeiros pensamentos mitológicos com uma religião embasada nos deuses. Dessa forma, naquela época não havia ciência nem outras formas de estudo e sendo assim, as pessoas explicavam os fenômenos cotidianos com base em seu conhecimento mitológico.
Contudo, alguns questionamentos foram aparecendo ao longo do tempo no que diz respeito à origem do homem, como se desenvolve o seu pensamento e se de fato o pensamento mitológico era o certo, dessa forma, surge então a filosofia, que está em busca de respostas verdadeiras paras os questionamentos mais intrínsecos da mente humana.
Motivos:
-Políticos: Fora da Grécia, muitos impérios teocráticos, ou seja, não se podia questionar, apenas obedecer; cidadão podia discutir política nas Ágoras (Isegoria = todo cidadão tem direito à fala)
- Sociais: Fora da Grécia havia uma camada social grande servindo de base; Gregos de classe média tinham escravos, que fazia todas suas vontades, sobrando assim tempo para os cidadãos refletirem.
- Trocas de cultura: Grécia tinha contatos com outros povos do mediterrâneo.
- Culturais: Desvinculação da religião com a política, arte, esporte.
No início da Filosofia Grega, os pensadores (pré-socráticos) buscavam entender e explicar o cosmos através da razão.