Em uma fábrica de parafusos, o engenheiro responsável pelo projeto do parafuso, infelizmente, adoeceu e não pode comparecer ao trabalho. Contudo, você, engenheiro júnior estava apto para substituí-lo momentaneamente em suas funções, dentre as quais estava a aprovação do tamanho do parafuso sextavado que seria produzido a partir daquele dia. A produção de todo um lote novo dependia da sua resposta. Ao se deparar com o projeto do parafuso, você encontrou o seguinte desenho:
Nem as medidas nem a escala do projeto estavam representadas e o projeto precisava ser enviado à linha de produção para que o lote começasse a ser fabricado. Você sabia que na vida real, a medida L era equivalente à 2 cm e ao medi-lo com a régua graduada você aferiu 10 cm para L. Rapidamente, com essas duas informações você conseguiu determinar em qual escala o desenho se encontra. Pergunta-se: qual é essa escala?
Alternativas
Alternativa 1:
1/5
Alternativa 2:
1/2
Alternativa 3:
2/1
Alternativa 4:
5/1
Alternativa 5:
1/4
Respostas
Resposta:
5:1
Explicação passo-a-passo:
A medida original tem 2cm e no desenho tem 10cm, logo cada 1cm do original representa 5 cm sendo assim 5:1, ou seja 5:10cm =2cm
A escala adotada para essa caso esta na alternativa 1: 1/5.
Uma escala e uma divisao constante entre qualquer grandeza física e/ou química que de forma qualitativa ou quantitativa, permite uma comparacao.
No caso de um desenho ou mapa, ou uma peca mecanica, como no exercicio: a escala é a razao constante entre medidas de comprimento do que foi desenhado e o objeto real que esta sendo representado, sempre tomadas na mesma unidade.
Escala = medida de comprimento no desenho / medida de comprimento no objeto real
Resolvendo o exercicio, temos:
Escala = 2 cm/10 cm = 1/5 ou 1:5
Citando outro exemplo, uma escala num projeto de engenharia pode ser lida da seguinte forma:
"um centímetro para um metro", ou 1:100 ou ainda 1/100
Veja mais sobre Matematica em:
https://brainly.com.br/tarefa/91831