Adam Smith, teórico do liberalismo econômico, cuja obra, "Riqueza das Nações", constitui o baluarte, a cartilha do capitalismo liberal, considerava:
A- a política protecionista e manufatureira como elemento básico para desenvolver a riqueza da nação.
B- necessária a abolição das aduanas internas, das regulamentações e das corporações então existentes nos países.
C- a propriedade privada como a raiz das infelicidades humanas, daí toda a economia ter de ser controlada pelo Estado.
D- a terra como fonte de toda a riqueza, enquanto a indústria e o comércio apenas transformavam ou faziam circular a riqueza natural.
E- o trabalho como fonte de toda a riqueza, dizendo que, com a concorrência, a divisão do trabalho e o livre comércio, a harmonia e a justiça social seriam alcançadas.
Respostas
Resposta:
Explicação:
Letra E
Sobre a teoria do liberalismo econômico proposta por Adam Smith, estão corretas as informações apresentadas pela alternativa e.
A teoria do liberalismo econômico prega que o mercado possui total capacidade de autorregulação, sendo a interferência estatal vista pelos adeptos dessa teoria como algo prejudicial a esse equilíbrio natural.
Para Adam Smith, considerado o pai do liberalismo econômico, o mercado se regularia de maneira independente por meio da lei da oferta e da procura. Tal lei determinaria que produtos ou serviços com grande demanda e pouca oferta teriam custos mais elevados.
Enquanto isso, produtos ou serviços com poucas demandas e um grande número de oferta teria custos menores.
Veja mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/20795421