UFRN/1997) A “Guerra dos Mascates” (1710-1715), em Pernambuco, trouxe à tona um conflito mais profundo entre duas “classes” sociais antagônicas (aristocraciarural e “burguesia” mercantil), numa luta histórica pelo poder. Em relação a esse conflito, assinale a alternativa correta: *
Respostas
Sabemos que a Guerra dos Mascates foi um grande conflito, ocorrido entre 1710 e 1715. Na prática, ele reuniu dois lados opositores, que eram compostos por diferentes indivíduos, de classes sociais entendidas como antagônicas.
A Guerra dos Mascates se deu através do conflito entre senhores de engenho de Olinda e comerciantes que habitavam Recife. Os comerciantes eram mal vistos pelos aristocratas, proprietários de grandes engenhos e terras. Quando os holandeses ocuparam a região, fizeram de Recife um grande centro comercial, e isso, além de outras coisas, motivou o conflito.
É correto dizer que, conforme a alternativa d) a burguesia mercantil local conquistou o apoio da Coroa portuguesa na sua luta pelo poder político-administrativo através da vila de Recife, favorecendo sua scensão sócio-política.