Os ovos representam importante fonte de proteína animal, pois reúnem a maior parte dos aminoácidos essenciais ao homem. Eles constituem-se em alimentos de baixo preço, são acessíveis economicamente e ainda considerados relativamente livres de bactérias quando comparados com outros alimentos. Entretanto, os ovos tem sido apontados como veiculadores de diversas bactérias, causando surtos de toxinfecção alimentares de maior ou menor gravidade. Investigações epidemiológicas têm indicado o consumo direto ou de produtos contendo ovos crus, como os de confeitaria, como responsáveis por toxinfecções alimentares em várias partes do mundo.
Sendo assim, com relação à microbiota de ovos assinale a alternativa incorreta: justificativa
A
Salmonella é o principal microrganismo da microbiota dos ovos pois está envolvido em um grande número de casos de surtos alimentares.
B
Ovos adquiridos de granjas devem ser lavados imediatamente antes do uso.
Comentário/Justificativa: 2000
C
A clara de ovo é uma barreira efetiva contra a contaminação pois apresenta pH alto (9-10) e substâncias antimicrobianas.
D
A Salmonella não é capaz de contaminar o ovo durante o seu desenvolvimento (no ovário da ave).
E
O controle da contaminação por Salmonella em granjas é trabalhoso pois a bactéria pode estar presente na plumagem, solo e fezes dos animais.
Respostas
A alternativa B) Ovos adquiridos de granjas devem ser lavados imediatamente antes do uso.
1% dos ovos estão contaminados por salmonella, um gênero de bactérias comum nos intestinos das aves.
Nas industrias de aves poedeiras, sempre há processos sistêmicos para evitar a contaminação do ovo pela salmonella, em empresas serias, os ovos que tem contato com as fezes são descartados, mas não se deve confiar.
É importar limpar os ovos e não consumir eles crus.
A casca do ovo possui pequenos poros que permite a passagem de agentes patológicos para dentro do ovo.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Alternativa D. A Salmonella não é capaz de contaminar o ovo durante o seu desenvolvimento (no ovário da ave).
Explicação: "A bactéria proveniente do ânus percorre o corpo da ave até colonizar os ovários, infectando o ovo antes da formação da casca protetora. "