A denominação álcool é utilizada para classificar uma série de compostos, entre os quais o etanol (CH3CH2OH), que é o tipo de álcool mais comum, usado na desinfecção doméstica e hospitalar e como solvente em uma série de soluções. O metanol (CH3OH), também classificado como um álcool, é extremamente tóxico. As principais propriedades físico-químicas do etanol e do metanol são apresentadas a seguir:
A
A densidade é uma propriedade intensiva do etanol, pois quanto maior a quantidade de etanol no sistema, maior a massa dessa substância em um volume de 1 cm3.
B
O número de moléculas contidas em 46,06g de etanol é maior do que o número de moléculas contidas em 32,04g de metanol, pois a massa de um mol de etanol é maior.
C
Á temperatura de -96ºC, tanto o etanol quanto o metanol estão em estado líquido.
D
À temperatura de 65oC, tanto o etanol quanto o metanol estão em estado gasoso.
E
A densidade do metanol e a densidade do etanol não variam em resposta a alterações na temperatura do sistema.
Etanol
Metanol
Massa molar
46,06 g/mol
32,04 g/mol
Densidade
0,789 g/cm3
0,7918 g/cm3
Ponto de fusão
-114,3oC
- 97oC
Ponto de ebulição
78,4oC
64,7oC
Considerando as propriedades listadas acima, assinale a alternativa correta:
Respostas
Resposta:
Os dois monoálcoois mais comuns e de importância comercial são também os de estrutura mais simples, o metanol e o etanol.
O metanol foi por muito tempo obtido por meio da destilação da madeira e por isso é conhecido como álcool de madeira. Ele já foi usado como combustível em motores a explosão quando o etanol estava em falta. Mas esse uso foi abandonado porque ele é tóxico e corrosivo, além de ter uma chama transparente quando entra em combustão, tornando muito difícil o controle de casos de incêndio com ele. Hoje as suas principais utilizações são na síntese de formaldeído (formol) e como solvente de tintas e vernizes. Leia mais detalhes no texto Metanol.
O etanol é o álcool comum, sendo chamado assim porque é o álcool mais usado. Ele pode ser usado em limpezas, desinfecção, higienização, como combustível, em laboratório, como solvente de tintas, vernizes e perfumes, na síntese de vários produtos orgânicos como acetaldeído, ácido acetoico e éter comum, além de estar presente nas bebidas alcoólicas.
Explicação: O etanol é o álcool que possui mais aplicações no cotidiano