Respostas
Resposta:
Explicação:
Lamarckismo
Jean-Baptiste Lamarck (1744-1829) foi um naturalista francês que pertenceu à baixa nobreza e interessava-se por história natural. Ffoi através dele que o termo biologia foi difundido. Lamarck constatou que as espécies sofreram mudanças adaptativas, o que ele chamou de transmutação das espécies ao longo do tempo.
Lei do Uso e Desuso
Lamarck acreditava que órgãos utilizados constantemente se desenvolviam mais enquanto que órgãos que não eram utilizados se desenvolviam menor e podiam até se atrofiar. Essa lei parte do princípio que o ambiente oferece condições para que cada organismo se desenvolva e se adapte.
Para Lamarck, as girafas não possuíam pescoço longo, porém ao se alimentarem das folhas presentes na copa da árvore, elas utilizavam o pescoço que acabou se desenvolvendo e aumentando de tamanho.
Herança dos Caracteres Adquiridos
Lamarck acreditava que as diversas partes transmutadas dos animais geravam pangenes, partículas que se dirigem para as gônadas levando as informações das mudanças ocorridas. Dessa forma, as características adquiridas por um organismo ao longo da sua vida eram passadas para seus descendentes.
Darwinismo
Charles Robert Darwin (1809-1882) apresentou sua teoria acerca da evolução em 1859, cinquenta anos depois da teoria lamarckista.
Darwin também foi o primeiro a demonstrar que todos os organismos descendem de um ancestral comum (origem comum).
Seleção Natural
Para Darwin, o ambiente pode promover condições específicas, as vezes adversas, que permite selecionar os indivíduos mais adaptados. Darwin considera que o ambiente promove condições para selecionar os indivíduos mais adaptados em uma população, promovendo assim uma adaptação passiva.
O darwinismo, embora na época não tivesse todas as suas comprovações ainda foi a teoria mais aceita para explicar as transformações evolutivas que promovem a diferenciação das espécies.