• Matéria: Sociologia
  • Autor: raquelgama55
  • Perguntado 7 anos atrás

A condição de sujeito nas metafísicas indígenas está espalhada, não havendo um ponto de vista dominante ou mesmo um dominado. O mundo é povoado de outros tantos sujeitos quantos possíveis numa dada relação de predação que é o fator unificador do olhar sobre a alteridade que é única. Por exemplo, os animais predadores e os espíritos veem os humanos como animais de presa e a si mesmos como humanos. Os animais de presa veem os humanos como espíritos ou animais predadores, mas a si mesmos como humanos em práticas permanentes de sujeitos. A manutenção de políticas de Estado que impõe a ‘preservação’ da cultura indígena desconsiderando suas peculiaridades, suas cosmovisões fundadas em tantas centralidades, é uma outra colonização, ainda que movida de ‘boas intenções’. Aqui todo mundo é humano, a priori.”



Fonte: E-book. Antropologia Cultural, Ronaldo Mathias (p. 89)



O texto faz referência a um conceito estudado que se chama:



Escolha uma:
a. Perspectivismo;
b. Aculturação;
c. Apropriação cultural;
d. Relativismo cultural;

Respostas

respondido por: ferretti
10

A ideia de que a população indígena é algo que precisa ser preservado, sem levar em consideração aspectos ligados às particularidades de cada tradição indígena, assim como as particularidades da dinâmica mutativa destas tradições (afinal, os indígenas não estão congelados no tempo e no espaço), revela um preconceito ligado a um processo de aculturação.

A aculturação pode ser entendida como um processo que modifica ou adapta uma certa cultura, de modo a esvaziá-la de seus significados primevos. Este processo pode ser feito por meio da destruição cultural pela força, mas também é possível vê-lo quando tentamos preservar intacta uma cultura indígena que está se modificando.

respondido por: gipaltri
10

Resposta:

A resposta certa é perspectivismo.

Explicação:

Coloquei Aculturação que era a resposta em baixo e errei.

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