A Revolução Mexicana foi iniciada e dirigida em sua maior parte pelas classes média e alta do Porfiriato. Sem dúvida, há que se levar em conta que se produziram várias revoluções dentro da própria Revolução. A frente revolucionária era fluida e os grupos revolucionários heterogêneos, com objetivos muito distintos e, inclusive, contraditórios.
MEYER, Jean. A reconstrução dos anos vinte: Obregón e Calles. In ANNA, T. e outros, Historia de México. Barcelona: Crítica, 2003.
Durante a maior parte do período compreendido entre 1877 e 1911 o México foi governado por Porfírio Diaz. Um aspecto central do seu governo foi a (o)
A) Intensificação da concentração fundiária, que levou ao crescimento da insatisfação das classes populares.
B) Redução da entrada de capitais estrangeiros, elevando o custo de vida para a população local das áreas rurais.
C) Aumento de tensões entre o México e os Estados Unidos, fator responsável pelo início da Guerra de Secessão.
D) Superação da concentração de terras e a realização de uma ampla reforma agrária que incluiu os camponeses.
E) Democratização dos meios de comunicação, proporcionando o crescimento de grupos de oposição ao governo.
Respostas
respondido por:
6
É correta a alternativa A, tendo sido a ditadura de Porfírio Diaz marcada por uma tentativa de expansão no México daquilo que podemos chamar genericamente de modelo capitalista de desenvolvimento.
Havia, por um lado, a atração de investimentos estrangeiros (vindos principalmente dos Estados Unidos) para a industrialização do país, mas por outro havia concentração fundiária e aumento brutal das desigualdade sociais, tendo o governo de Diaz se tornado cada vez mais impopular entre camponeses, proletariado e entre os povos nativos.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás