Respostas
respondido por:
1
Explicação:
Olá.
Vamos entender cada situação particularmente:
- Ebulição da água: Para que a água passe do estado líquido para o vapor (note que a definição de estado gasoso é inapropriada), é necessário que esta absorva uma grande quantidade de energia (o PE da água em pressão atmosférica a 100 kPa é de 100 ºC). Nesse caso, dizemos que essa transformação capta a energia do ambiente.
- Reação química numa pilha alcalina: Uma pilha serve para dar funcionamento a um determinado tipo de equipamento eletrônico portátil (calculadora, relógio, por ex) por meio de reações químicas onde ocorre transferência de elétrons, fazendo com que o visor da calculadora acenda ou ao relógio funcionar corretamente. Nisso, a energia armazenada na pilha é liberada para o ambiente.
- Queima de uma vela: A combustão de qualquer tipo de composto libera uma certa quantidade de calor. Na queima de uma vela, ao chegar perto ou colocar a mão até 30 - 50 cm de distância da chama, sentimos uma energia em forma de ondas caloríficas e a energia vai sendo liberada para o ambiente, de maneira gradual.
- Cozimento de uma batata: Ao cozinhar uma batata, percebemos que quanto mais energia absorver por um determinado período, ela vai ficando mais cozida e apreciável. Assim, o calor cedido pelo fogão chega até a panela, sendo transmitido pela água até chegar as batatas, por isso que dizemos que o cozimento recebe energia.
andritonatomarques:
muito obg✌
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás