O Heijunka é o nivelamento da produção, em volumes e mix, com o objetivo de criar estabilidade, base para análise de fluxo, padronização, utilização do kanban e melhor controle da qualidade. Ele é utilizado para prevenir o excesso de lotes e flutuações no volume dos produtos. Com base na asserção acima, Taiichi Ohnno, 1988 afirmou: I - A tartaruga é mais lenta, mas consistente. Causa menos desperdício e é muito mais desejável do que a lebre veloz que corre à frente e depois para, ocasionalmente, a cochilar. II - O sistema Toyota de Produção pode ser realizado somente quando todos os trabalhadores se tornam lebres. Marcar a alternativa correta com relação às assertivas I e II: A A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira. B As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa complementa a primeira. C As assertivas I e II são falsas. D A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
Respostas
Resposta:
Explicação:
A assertiva 2 contraria a ideia expressa na alternativa 1
D é a resposta correta.
Muitas vezes a velocidade de produção não resulta na melhora dos números da empresa.
I - A tartaruga é mais lenta, mas consistente. Causa menos desperdício e é muito mais desejável do que a lebre veloz que corre à frente e depois para, ocasionalmente, a cochilar.
Correto. A tartaruga, como nos lembra a velha lenda, é muito mais lenta do que a lebre, mas pode, por meio de seus passos precisos e regulares, chegar mais longe, vencendo a lebre.
II - O sistema Toyota de Produção pode ser realizado somente quando todos os trabalhadores se tornam lebres.
Falso. Vê-se que essa é uma afirmação contrária ao que foi proposto acima. A ideia é que a Tartaruga pensa, planeja e age, sem tomar decisões apressadas, que podem resultar no insucesso, como na velha lenda.