• Matéria: Biologia
  • Autor: Joanaaalessandr82241
  • Perguntado 7 anos atrás

Uma doença genética muito rara tem padrão de herança dominante. Um homem, filho de mãe afetada e pai normal, é afetado pela doença e é casado com uma mulher que não é afetada pela doença. A respeito dos filhos desse casal, é correto afirmar: a) Um filho desse casal tem probabilidade de 75% de ser afetado pela mesma doença do pai, no caso de o gene em questão estar localizado num cromossomo autossômico. b) Uma filha desse casal tem probabilidade de 100% de ser afetada pela mesma doença do pai, no caso de o gene em questão estar localizado no cromossomo X. c) Um filho desse casal tem probabilidade de 50% de ser afetado pela mesma doença do pai, no caso de o gene em questão estar localizado no cromossomo X. d) Uma filha desse casal tem probabilidade de 25% de ser afetada pela mesma doença do pai, no caso de o gene em questão estar localizado num cromossomo autossômico. e) Uma filha desse casal tem 0% de probabilidade de ser afetada pela mesma doença do pai, no caso de o gene em questão estar localizado no cromossomo X

#UFPR
#VESTIBULAR

Respostas

respondido por: guilhermesilvar
3

A resposta correta é a letra C, que aponta que um filho desse casal tem probabilidade de 50% de ser afetado pela mesma doença do pai, no caso de o gene em questão estar localizado no cromossomo X.

As doenças genéticas podem ser passada de geração para geração  assim um estudo que possa evidencia esses possíveis distúrbios genético pode prevenir de tal forma a não permitir o rearranjos de genes que pré-disponha essa característica.

Assim com o sequenciamento do gene acontece que pode prever essa chance assim podendo ser esse cuido, com o avanço da genética ficou fácil a determinação desses estudos.

Perguntas similares