• Matéria: História
  • Autor: biancavieira9660
  • Perguntado 7 anos atrás

Em 1º de julho de 1997, Hong Kong, uma ex-colônia britânica, passou a fazer parte da China, sob o acordo "um país, dois sistemas", que assegura certa autonomia ao território de cerca de 7,4 milhões de habitantes. Considerada uma Região Administrativa Especial, Hong Kong possui seu próprio sistema de leis, diversos partidos políticos e direitos essenciais garantidos. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas: 1. Hong Kong foi cedida ao Reino Unido em 1842, após a Primeira Guerra do Ópio, quando se tornou uma colônia britânica. 2. Pelo acordo, ficou assegurado que nenhuma alteração poderá ser feita no sistema de governo de Hong Kong e em seu estilo de vida até o ano de 2047. 3. O governo central chinês tem afirmado de maneira recorrente sua jurisdição sobre Hong Kong, mas evitando atritos políticos entre os dois sistemas. 4. O passaporte utilizado pelos habitantes das duas regiões é o mesmo, porém o cidadão honconguês possui visto livre em vários países. Assinale a alternativa correta. a) Somente a afirmativa 3 é verdadeira. b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras. e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

#UFPR
#VESTIBULAR

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
12

São corretas apenas as afirmativas 1 e 2, o que ajuda a explicar a situação especial dos habitantes de Hong Kong, as suas características econômicas e as disputas político-ideológicas entre Hong Kong, que é território chinês, e o Partido Comunista Chinês.

1 descreve o período que os historiadores chineses chamam de "era das humilhações", quando o Império entrou em ruínas, o país perdeu territórios e o país foi submetido, pela força, pelas potências europeias. 2 descreve as bases políticas dos conflitos atuais, assim como a tentativa inglesa de tentar manter influência política regional, por meio da diplomacia.

Perguntas similares