• Matéria: Filosofia
  • Autor: Larinazario77061
  • Perguntado 7 anos atrás

Considere a passagem abaixo: Considerando o argumento de Maria Tereza Sadek, em seu texto intitulado Nicolau Maquiavel: o cidadão sem fortuna, o intelectual de virtù, é correto afirmar: a) Os estudos de Maquiavel sobre o reino do ser na política levam em consideração a tradição idealista de Platão, Aristóteles e São Tomás de Aquino e rejeitam as interpretações de historiadores antigos, como Tácito, Políbio, Tucídides e Tito Lívio. b) Em sua obra, Maquiavel coloca em relevo a dimensão efetivamente social, histórica e política das relações humanas, explicitando que sua regra metodológica implica o exame da realidade tal como ela é e não como se gostaria que ela fosse. c) A política, segundo Maquiavel, tem correspondência com as ideias inatistas, ou seja, de que os indivíduos são predestinados a um tipo de condição que lhes é inerente, não havendo possibilidade de mudança ou qualquer outra forma de alterar as estruturas de poder, por ele denominada de "maquiavélicas". d) Segundo Sadek, ao formular uma explicação sobre essa questão, Maquiavel não rompeu com os paradigmas que fundavam a política de seu tempo, por conseguinte, favorecendo a perpetuação de tiranias nos séculos XV e XVI. e) Para Maquiavel, o problema central da política foi a democracia, e sua construção implicava o fortalecimento de governos descentralizados, o que aproximava seus estudos de liberais como John Locke e Thomas Hobbes.

#UFPR
#VESTIBULAR

Anexos:

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
25

É correta a alternativa B, o que descreve Maquiavel como um pioneiro do pragmatismo político, corrente da filosofia política que busca estudar as relações sociais, materiais, econômicas e históricas e propor soluções que visam um fim específico e se adaptem àquelas condições.

Isto foi um marco na época de Maquiavel, já que a política era até então compreendida tendo por base a teologia (o que era comum na filosofia medieval em diversos campos), e vista como uma espécie de exercício abstrato e puramente ideológico.

Perguntas similares