• Matéria: História
  • Autor: davileitesantos
  • Perguntado 6 anos atrás

O historiador Eric Hobsbawm, ao analisar a Revolução Russa, se referindo ainda ao trabalho de Manuel Delgado, afirma: “[...] era o que na verdade significava a revolução: a inversão da ordem da sociedade e de seus valores [...]” (HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 83).

Com base na concepção de revolução, apresentada por Hobsbawm, assinale a alternativa que apresenta corretamente elementos que configuram a Revolução Francesa como uma verdadeira revolução:


a - O processo expansionista e o fim da monarquia.

b - O processo expansionista e o fim da sociedade estamental.

c - A redução de tributos e o fim da monarquia.

d - O fim da monarquia e da sociedade estamental.

e - O fim da sociedade estamental e a redução de tributos.

Respostas

respondido por: ferretti
6

A Revolução Francesa foi uma das mais significativas revoluções da história da humanidade, porque significou, de fato, uma quebra com a ordem anterior, denominada antigo regime, com a superação da monarquia absolutista e a instalação de uma constituição e, posteriormente, de uma República.

Assim, podemos dizer que um dos elementos que faz da Revolução Francesa uma verdadeira revolução está ligado, especialmente, a superação do que era conhecido como sociedade estamental, com o reconhecimento da igualdade universal de todos.

d - O fim da monarquia e da sociedade estamental.

Perguntas similares