o "espelho de cabeça para médicos" foi muito utilizado no passado. Com esse espelho, que possuí um orifício em seu centro para se enxergar através dele, os médicos podiam analisar seus pacientes sob uma boa iluminação, obtida pela projeção da luz refletida nesse espelho, sobre o paciente.
Para se ter um ponto luminoso de luz concentrada pela reflexão sobre a superfície do corpo do paciente, o médico deve posicionar o espelho a 12cm do paciente, o que permite concluir corretamente que o espelho em questão tem o raio de curvatura, em centímetros, igual a
a) 12 b)24 c)36 d)18 e)6
Respostas
O espelho em questão tem o raio de curvatura igual a 24 cm.
Um raio luminoso ao atingir uma superfície espelhada não é absorvido e sim refletido pelo mesmo e essa reflexão ocorre em uma determinada direção, ou seja, o raio luminoso não é espalhado em todas as direções.
Um espelho plano constitui-se em uma superfície plana de reflexão que possui como principais características a regularidade da reflexão e a simetria entre objeto e imagem.
O espelho esférico constitui-se em uma calota em forma de esfera que seja completamente polida e capaz de refletir os raios luminosos.
Quando um raio luminoso incide paralelamente no espelho esférico, a luz é refletida no ponto focal.
F = 12 cm
Sabemos que a distância focal equivale à metade do raio de curvatura do espelho.
R = 2. 12
R = 24 cm