Hiperônimos referem-se aos termos que têm significado mais abrangente em relação a outros, ao passo que hipônimos possuem significado mais específico. Dessa forma, ambos contribuem para o enriquecimento do vocabulário em textos. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o uso de vocabulário adequado, pode-se afirmar que se verifica o uso de hiperônimos e hipônimos, respectivamente, em: hipônimo: aves; hiperônimos: cobra, onça, cachorro. hipônimo: veículo; hiperônimos: automóvel, bicicleta, ônibus. hiperônimo: gripe; hipônimos: sarampo, doença, catapora. hiperônimo: eletrodoméstico; hipônimos: geladeira, batedeira, liquidificador. hiperônimo: móvel; hipônimos: carro, bicicleta, ônibus.
Respostas
A resposta correta é a alternativa IV) hiperônimo: eletrodoméstico; hipônimos: geladeira, batedeira, liquidificador.
O hiperônimo se trata de uma palavra a qual é pertencente da mesma classe semântica de outra, porém ele possui um sentindo um pouco mais abrangente, podendo até mesmo possui várias significados.
O hipônimo possui um sentido bem mais restrito que os hiperônimos, com isso eles se trata de um vocábulo bem mais específico, exemplo das termos: observar, examinar, olhar e enxergar.
Bons estudos!
Resposta:
hiperônimo: eletrodoméstico; hipônimos: geladeira, batedeira, liquidificador.
Explicação:
Eletrodoméstico é um significado genérico (hiperônimo)
geladeira, batedeira, liquidificador são significados específicos (são hipônimos de Eletrodoméstico)