a) Observe as obras de arte, as cores, os gestos, objetos e elabore (escreva) o que estas pinturas revelam sobre o conhecimento. Faça uma reflexão.
b) Reflita sobre como você tem construído seu conhecimento, suas opiniões. Escreva.
3) Pesquise sobre FACULDADES DO INTELECTO (quais são, o que é, dê exemplos)
4) Qual é o papel dos nossos sentidos no processo do conhecimento?
Respostas
a) Lição de anatomia de Rembrandt e Escola de Atenas, afresco de Rafael são dois exemplos de como a busca pelo entendimento permeia a história humana. Entender, compreender a realidade e o próprio homem, são questões que acompanham a existência humana e refletem nossa necessidade de significar a vida.
b) Construir conhecimento não pode ser apenas aprender didaticamente conteúdos pensados e impostos. Decorar conceitos e fórmulas devem servir à memória, quando usamos a nossa imaginação para transcender o conteúdo aprendido.
Pensar sobre como um pensamento foi construído é tentar se abster de preconceitos. Entender como a construção de uma ideia sofre influência do momento histórico em que está inserida é a única forma de poder transformar a realidade, que envolve ideologias econômicas e políticas.
3) As faculdades do intelecto segundo a tradição filosófica são: razão, percepção, juízo, imaginação e memória.
A razão é o pensamento lógico. O que julgamos, percebemos, lembramos e imaginamos, obedecem as regras da lógica. É como pensamos, é viver conscientemente, sem apelo emotivo para nossas decisões. Como refletir sobre nossos hábitos de consumo.
Percepção são as sensações que permitem conhecer o mundo. Percebemos sons, compreendemos ritmos, movimentos, sentimentos, etc.. É como percebemos a realidade pelos sentidos: visão, audição, tato, gosto. É apreciar uma música, o pôr do sol.
Juízo é a atividade intelectual da escolha, avaliação e decisão. É o que nos faz decidir e fazer julgamentos avaliativos. É o que nos faz decidir entre ir ou não à uma festa, sabendo que teremos aula na manhã seguinte.
Imaginação permite a criação de pensamentos que nos levam além do mundo que existe. Permite então, compararmos e julgarmos a realidade, possibilitando novas propostas. É quando imaginamos um mundo sem preconceitos e exclusões.
Memória é a retomada de um conhecimento do passado. É a possibilidade de reviver um acontecimento ou conhecimento adquirido no passado. É lembrar de uma fórmula matemática durante uma prova.
4) Os nossos sentidos possibilitam termos a experiência sensível que nos traz conhecimento do mundo físico. Entretanto, é a intuição que organiza de maneira imediata o material sensível em uma relação espaço-tempo.
Bons estudos!
brainly.com.br/tarefa/25286541
brainly.com.br/tarefa/25277274