Respostas
Resposta:
Higienização (derivado do grego hygieiné, "saúde") é o ato ou efeito de higienizar, de tornar higiênico ou limpo um ambiente, local ou superfície. É o estabelecimento das condições de limpeza ou salubridade necessárias à prevenção ou ao combate de doenças. Também pode ser conhecida por sanitização ou desinfecção. É um dos métodos mais indicados após a limpeza, porque é responsável pela eliminação de micro-organismos vivos, como ácaros e bactérias que vivem no ar e na poluição, sendo os maiores causadores de doenças e alergias respiratórias.
A higienização dos materiais pode ser manual ou com máquinas (de lavar ou de ultrassom) que utilizam água e sabão, e produtos enzimáticos e/ou químicos. Depois de realizada a higienização, os materiais devem ser enxaguados de maneira abundante em água corrente e secos com pano limpo. Havendo necessidade de esterilizar os materiais, estes devem então ser acondicionados de maneira adequada.
É de suma importância, para uma higienização com sucesso, que tenha sido realizada anteriormente uma limpeza bem executada, dessa forma a superfície do objeto estará pronto para receber o próximo procedimento.
O processo de higienização e desinfecção possui alguns níveis que classificam a sujeira e o tipo de limpeza que seu estofado ou ambiente precisam:
Nível baixo: na desinfecção de baixo nível, são aniquiladas bactérias e fungos que vivem em seu objeto de forma vegetativa, porém não são eliminados esporos bacterianos, camada responsável por proteger a bactéria, impedindo e bloqueando que agentes químicos da higienização ajam corretamente.
Nível médio: Esse nível é bem parecido com o anterior, porém ele consegue retirar fungos e bactérias como bacilo da tuberculose. Para essa higienização é recomendável álcool etílico 70%.
Nível alto: Nesse nível, a higienização atinge e elimina a maioria dos fungos e bactérias, ficando fora apenas alguns vírus lentos e umas bactérias mais resistentes, que são causadoras de doenças. Para uma desinfecção desse nível recomenda-se uma limpeza e higienização profissional.
HIGIENIZAÇÃO NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS
A indústria alimentícia (indústria alimentar) consiste em um conjunto de práticas que tem como objetivo promover ao ambiente de processamento de alimentos (superfície das instalações, dos equipamentos e utensílios) boas condições higiênicas (início da laboração).
A higienização das mãos (HM) é a medida mais simples e efetiva e de menor custo no controle das infecções relacionadas à assistência à saúde¹.
HIGIENIZAÇÃO DE UTENSÍLIOS
Como proceder na higienização dos utensílios?
Antes da utilização:
- Lavar em água corrente fria;
- Aplicar detergente com a utilização de esponja, esfregando todas as partes do utensílio;
- Enxaguar em água corrente, de preferência quente, e escorrer.
Durante e após a utilização:
- Retirar o resíduo acumulado, descartando-o na lixeira;
- Lavar em água corrente fria;
- Aplicar detergente com a utilização de esponja, esfregando todas as partes do utensílio;
- Enxaguar em água corrente, de preferência quente, e escorrer;
- Borrifar álcool 70º sem enxaguar posteriormente;
- Guardar em organizadores adequadamente tampados.
HIGIENIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS
Quando e como proceder na higienização dos equipamentos?
Antes e após a utilização (balança, batedeira, descascador de tubérculos, extrator de sucos, liquidificador, multiprocessador de alimentos, picador de carne):
- Desmontar as peças que não estão fixadas;
- Retirar o resíduo acumulado, descartando-o na lixeira;
- Passar as peças em água corrente fria;
- Aplicar detergente com a utilização de esponja, esfregando todas as partes das peças desmontadas, partes fixas do equipamento, fio e plugue;
- Enxaguar as partes removíveis em água corrente e escorrer. Para as partes fixas, fio e plugue retirar o detergente com pano descartável das;
- Imergir as peças desmontadas em solução de hipoclorito de sódio (01 colher de sopa para cada litro de água) deixando agir por 15 minutos, enxaguando para retirar o resíduo. Nas demais partes borrifar álcool 70º sem enxaguar posteriormente.