Para Hobbes, o contrato social faz com que os indivíduos abdiquem de sua infinita liberdade e a entreguem a um soberano, que deve garantir suas vidas e uma ordem social segura. Hobbes, defende a criação de um Estado a ser governado pela via absolutista, ou seja, por um governo fortemente centralizado. Neste sentido, pergunta-se quais as finalidades do Estado em Hobbes:
representar os cidadãos, pois, personificando aqueles que a ele (Estado) livremente delegaram todos os seus direitos e poderes, encontra legitimada a submissão de todos à sua autoridade soberana;
assegurar a ordem, ou seja, garantir a segurança de todos, monopolizando o uso da força estatal;
ser a única fonte da lei, porque a soberania, sendo absoluta, dita o que é justo e o que é injusto;
manutenção do direito a resistência caso o monarca não cumpra o acordo pactuado.
c. Apenas o item III está correto.
e. Os itens I, II, e III estão corretos.
b. Apenas o item II está correto.
Marque a alternativa correta:
a. Apenas o item I está correto.
d. Apenas o item IV está correto.
Respostas
respondido por:
0
Apenas a alternativa i está correta.
Inicialmente falando, para Hobbes teórico, o homem nascia bom, porém, a sociedade o corromperia, mais a frente ainda analisando esse pensamento, Rousseau discutia sobre como a liberdade seria preservada como natural do homem e ainda sim estar garantido seu bem estar em sociedade, seria possível, a partir do método que o autor pensou, intitulado de Contrato Social.
No Contrato Social seria necessário distinguir a questão da igualdade para todos e do comprometimento entre todos, ou seja, a vontade de viver do ser humano em uma sociedade de bem comum deveria ser coletiva.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás